Sex, 03 de julho de 2020, 15:48

UFS aprova Doutorado em Rede na área de Ciências e ensino de Matemática
Proposta foi elaborada em parceria com outras seis instituiçoes de ensino superior do Nordeste

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) aprovou na última reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o doutorado acadêmico em Rede (Renoen – Rede Nordeste de Ensino) na área de Ciências e ensino de Matemática.

Segundo o coordenador geral, professor Edson José Wartha, do Departamento de Química da UFS, “a proposta para de abertura desse doutorado se inseriu num cenário de um conjunto de necessidades de diversas ordens, a destacar inicialmente a ausência de um Doutorado em Ensino em Rede na região. Assim, a Associação em Rede (AR) de sete IES dos estados da região Nordeste (UFS, UFAL, UFC, IFCE, UEPB, UESB e UFRPE) construiu uma proposta de programa que visa proporcionar alternativas para oportunizar o acesso à formação em nível de excelência a mestres que querem estudar, mas, por conta do trabalho, não podem se deslocar para longe de suas atividades.

A modalidade de Pós-Graduação em Rede oportuniza a formação de docentes pesquisadores, em nível doutoral, na área de Ciências e Matemática, tanto em termos teóricos, quanto metodológicos de pesquisa. Além disso, capacita uma atuação docente altamente qualificada e de produção de conhecimentos na área no contexto das relações Ciência-Tecnologia-Sociedade, com especial relevo às questões regionais.

Destaca-se, também, a construção e consolidação de Núcleos de Estudos e Pesquisas na área, em cada estado da região e redes de pesquisa entre instituições associadas, de modo a consolidar grupos de pesquisadores aptos a construir conhecimentos na área.

“Acima de tudo, buscou-se contribuir efetivamente um programa de doutorado dedicado na formação de professores, em especial aos docentes que atuam nas licenciaturas em Química, Física, Biologia e Matemática e docentes que atuam na área em cursos de Pedagogia. Dessa forma, é possível formar um número de doutores da região capazes de propor e assumir a formação de professores em nível de Mestrado e em projetos de formação continuada para a educação básica, concorrendo, assim, para mudanças de patamar na qualidade do ensino e da pesquisa na região Nordeste”, afirma o professor Edson.

A proposta do programa em Rede envolveu, no seu processo de estruturação, pesquisadores das sete instituições de ensino superior que pensaram em alternativas para superar as assimetrias regionais em um processo de cooperação entre os programas de mestrado já existente. Na Renoen, os coordenadores dos pontos focais são os professores Edson Wartha (UFS), José Joelson Pimentel de Almeida (UEPB), Wilmo Ernesto Francisco Junior (UFAL), Elton Fireman (UFAL), Maria Goretti de Vasconcelos Silva, Benedito G. Eugênio (UESB), Carmem Roselaine de Oliveira Farias (UFRPE) e Francisco Regis Vieira Alves (IFCE).

Professor Gladston de Arruda, coordenador de Pós-graduação da UFS, informou que “a conquista deste Doutorado em Rede mostra a capacidade de articulação entre as instituições do Nordeste, bem como a qualificação acadêmico-científica dos docentes que as compõem, fortalecendo e consolidando ainda mais a Pós-graduação na Região”.

Para Lucindo Quintans, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, “a UFS alcança, com a Renoen, o seu 20º doutorado, sendo esse voltado para formação de professores, uma das maiores vocações da instituição e uma inconteste conquista para Sergipe. Foi um trabalho incansável das IES envolvidas, especialmente pelo momento que a Capes vive, portanto, as quais congratulo pelo esforço, comprometimento e visão empreendedora”.

A Rede deve iniciar suas atividades logo a autorização para funcionamento pelo Ministério da Educação (MEC).

Renoen UFS

Atualizado em: Sáb, 04 de julho de 2020, 20:46