Sex, 11 de setembro de 2020, 16:46

Projeto da UFS analisará a soroprevalência da covid-19 em estudantes com auxílio-moradia
1450 bolsistas serão testados nos seis campi da universidade
A testagem será feita entre os dias 15 de setembro e 06 de outubro, com datas específicas para cada campus. (foto: Danillo França)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) analisará as taxas de infecção pelo SARS-CoV-2 em 1450 estudantes bolsistas que recebem auxílio-moradia. Além da testagem, serão avaliados os impactos socioeconômicos e as implicações do distanciamento social durante o período da pandemia.

Essa é uma iniciativa do projeto “Avaliação da soroprevalência da covid-19 em bolsista de auxílio-moraria da UFS”, coordenado pelo professor Adriano Antunes de Souza, em parceria com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis. “É mais um projeto pioneiro da UFS, que tem por interesse determinar a soroprevalência da covid-19 em estudantes da universidade em condições de vulnerabilidade e que sāo assistidos pelo auxílio-moradia”, diz.

A UFS buscará a avaliação da prevalência em assintomáticos e sintomáticos das moradias universitárias dos campi de São Cristóvão, Itabaiana, Lagarto, Sertão, Aracaju e Laranjeiras. Será avaliada a transmissão silenciosa do vírus, que pode chegar a grupos de risco sem a percepção dos agentes de vigilância sanitária.

O projeto é coordenado pelo professor Adriano Antunes. (foto: arquivo pessoal)

“Além da testagem, serāo aplicados instrumentos de avaliação através de questionários, que permitirão conhecer mais sobre os impactos socioeconômicos e as implicações do distanciamento social na nossa comunidade universitária. Esperamos, com essa açāo, auxiliar ainda mais os estudantes e subsidiar a gestāo da UFS para tomada de decisões”, conta Adriano Antunes.

Cronograma

O projeto será realizado entre os dias 15 de setembro e 06 de outubro, com datas específicas para cada campus. Por conta da grande quantidade de alunos, os campi de Lagarto e São Cristóvão terão atendimento por blocos separados, seguindo ordem alfabética das iniciais dos nomes dos alunos para evitar aglomerações.

O bolsista contemplado pode realizar o teste para detecção ou não da covid-19 no campus de sua escolha.

Campus do Sertão (Nossa Senhora da Glória): 15 e 16/09 - 8h30 às 12h;

Campus de Lagarto: 17/09 (A a J) - 8h às 12h, e 18/09 (J a Z) - 14h às 16h;

Campus de Itabaiana: 21/09 - 8h às 12h e 14h às 16h;

Campus de Laranjeiras: 23 e 24/09 - 8h às 12h;

Campus da Saúde (Aracaju): 25/09 - 8h às 12h e 14h às 16h;

Campus de São Cristóvão: 01/10 (A a E), 02/10 (F a K), 05/10 (L a O) e 06/10 (P a Z) - 8h às 12h;

Método

Como método de testagem, será utilizada a Fluorescência de Anticorpos IgG e IgM para covid-19, através da coleta de sangue arterial, que será acompanhada pela aplicação de uma ficha de avaliação e de um termo de consentimento livre e esclarecido.

Os laudos referentes ao resultado serão encaminhados à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest). O Centro de Vivência de cada campus será o local de testagem.

[Matéria alterada em 17/09, às 17h, para correção do calendário de Lagarto]

Atualizado em: Sex, 11 de setembro de 2020, 22:30