Seg, 21 de setembro de 2020, 17:15

Estudantes da UFS medalhistas da OBMEP foram selecionados em bolsa do Instituto TIM
Nordeste soma 24 bolsistas no programa e é a região que tem a maior quantidade de beneficiados.

Após conquistarem medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), dois estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foram selecionados para o programa Bolsa Instituto TIM – OBMEP. Os alunos são dos cursos de Medicina e Engenharia Eletrônica.

O programa é feito em parceria entre o Instituto TIM e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e é concedido a estudantes que tenham conquistado medalhas de ouro, prata ou bronze em alguma edição da OBMEP e ingressado em universidades públicas.

Para Anailson Santos, aluno do curso de Engenharia Eletrônica, a matemática surgiu em sua vida através de outras competições, da própria OBMEP e do incentivo de professores da área. “A OBMEP tem como lema ‘somar novos talentos para o Brasil’. Como nem todos possuem condições financeiras propícias à vida acadêmica, criaram em parceria com o Instituto Tim essa bolsa na tentativa de vencer este obstáculo. Desse modo, a bolsa permite que estudantes de baixa renda possam cursar o ensino superior com bom rendimento”, explica.

Anailson Santos é aluno do curso de Engenharia Eletrônica

Na edição de 2020, mais de 700 jovens se candidataram às bolsas e dentre eles foram selecionados 50 universitários para serem contemplados com o benefício. O Nordeste, com 24 bolsistas ao todo, é a região com a maior quantidade de medalhistas beneficiados. Foram seis no Ceará, quatro em Pernambuco, três na Bahia, três no Rio Grande do Norte, três no Piauí, duas no Maranhão, duas em Sergipe e uma na Paraíba.

Segundo Leonardo de Oliveira, aluno do curso de Medicina, a bolsa tem um papel fundamental em sua vida acadêmica. “Por ser de uma família humilde, seria bem difícil conseguir me manter em uma cidade distante de onde moro. Sem contar vários outros gastos que há na rotina de um universitário. Com a bolsa, eu posso me manter e conseguir concluir a minha graduação”, relata.

Leonardo de Oliveira é estudante do curso de Medicina

Desde 2015 o programa tem como objetivo apoiar financeiramente os talentos vindos de famílias de baixa renda para que, depois de uma vida escolar de premiações na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, possam manter seus estudos e ingressar em uma universidade.

Os bolsistas já começaram a receber o valor de R$ 1.200 por mês, mesmo no cenário atual da pandemia da covid-19.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Sex, 25 de setembro de 2020, 17:04