Sex, 09 de outubro de 2020, 17:18

Publicadas orientações para realização de atividades de pesquisa durante as restrições impostas pela Covid-19
Texto orienta adoção de medidas preventivas e de controle e mitigação dos riscos de transmissão do novo coronavírus

Considerando a adoção de medidas preventivas e de controle e mitigação dos riscos de transmissão da Covid-19, a Universidade Federal de Sergipe aprovou orientações para a realização de atividades de pesquisa durante as restrições impostas pelo novo coronavírus.

Publicada por meio da Portaria nº 790/GR, as orientações abrangem as atividades de pesquisa de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) desenvolvidas nas dependências da UFS ou em ambientes com circulação de pessoas.

“Essas orientações são um marco para quem deseja manter ou desenvolver suas pesquisas, e fala dos principais cuidados que o pesquisador deve ter, com vistas à proteção do próprio pesquisador, dos estudantes, técnicos, pessoal de apoio terceirizado e, consequentemente, da própria instituição”, explica o professor Gladston Rafael, da Coordenação de Pós-Graduação.

O texto preceitua que qualquer atividade de pesquisa nos campi da instituição deve “obrigatoriamente seguir os protocolos, normas e procedimentos de segurança dos órgãos de controle sanitário, e as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde”, e dá outras medidas específicas, como a elaboração de normatização interna por parte dos núcleos e laboratórios. Confira o documento aqui.

Atualizado em: Sex, 09 de outubro de 2020, 17:32