Seg, 04 de janeiro de 2021, 12:14

Professora e egressos da UFS têm dois trabalhos premiados durante congresso de Fonoaudiologia
Evento aconteceu de forma remota

A professora Andréa Monteiro Correia Medeiros representou o Departamento de Fonoaudiologia da UFS no XXVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e V Congresso Ibero Americano de Fonoaudiologia. Com apoio de bolsa pós-doutorado sênior (PDS) do CNPq, os trabalhos apresentados na área de Motricidade Orofacial (MO), desenvolvidos em conjunto com egressos do curso, foram destaque no evento.

O trabalho “Adaptação e Validação do Conteúdo e da Aparência do Protocolo de Avaliação Miofuncional com Escalas Expandido - AMIOFE-E Lactantes (6-24 MESES)” recebeu menção honrosa e o “Adaptação e Validação do Protocolo MBGR para Lactantes e Pré-Escolares” conquistou o título de Excelência em Fonoaudiologia. A premiação ocorreu no Dia do Fonoaudiólogo, durante a cerimônia de encerramento do congresso.

“A utilização de protocolos padronizados e validados para mensuração da Motricidade Orofacial (MO) é importante, tanto na rotina de atuação prática da clínica fonoaudiológica, quanto em pesquisas da área. Até o presente momento não existiam protocolos validados para avaliação da MO destinados aos lactentes e pré-escolares, faixas etárias entre 6 meses e 5 anos de idade. Sendo assim, foram propostos dois protocolos padronizados para a área”, explica a professora Andrea.

Andréa Medeiros é professora do Departamento de Fonoaudiologia da UFS. (foto: Arquivo pessoal)

De acordo com a egressa Sarah Catarina, o reconhecimento dá ainda mais força para continuar trabalhando no ramo da pesquisa. “Fazer pesquisa não é fácil. É exaustivo, são muitas abdicações e pouco financiamento, então ver todo esse esforço reconhecido e poder contribuir com o fazer fonoaudiológico dá cada vez mais vontade de continuar e fazer mais”, afirma.

“Essa pesquisa, e seus respectivos prêmios, estabeleceu um marco importante da minha trajetória profissional, justamente quando completei 10 anos como docente do curso de Fonoaudiologia da UFS. E em 2021 vou comemorar meus 30 anos de formação em Fonoaudiologia”, acrescenta Andrea.

A egressa Anna Luiza dos Santos também fez parte dos trabalhos e destaca a motivação após ter sido premiada justamente no Dia do Fonoaudiólogo. “Eu acredito que a importância desse trabalho é influenciar a continuação de outros, colocar a fonoaudiologia em evidência e incentivar que outros alunos e profissionais abracem a pesquisa para mostrar o quão complexa e relevante a fonoaudiologia é”, diz

O congresso

O XXVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e V Congresso Ibero Americano de Fonoaudiologia é realizado pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Com quatro dias oficiais de evento e uma grade estendida com dois meses de atividades, ele se configura como o principal evento de Fonoaudiologia da América Latina.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Seg, 04 de janeiro de 2021, 15:12