Qua, 07 de abril de 2021, 16:26

Servidores da UFS podem opinar sobre possível implementação do teletrabalho
Questionário enviado pela Progep ficará disponível até o próximo domingo, 11/04

Com o intuito de mapear a opinião dos servidores sobre a possibilidade de implementar o teletrabalho na Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) formulou um questionário. O documento pode ser respondido até o próximo domingo, 11, e foi enviado por e-mail e também para a caixa postal do Sipac.

Esse estudo preliminar é mais uma ação fruto do trabalho da comissão instituída pela Portaria Nº 74/2021/GR, que vai verificar a viabilidade e elaborar documento sobre o Programa de Gestão da UFS.

“Estamos convidando o nosso corpo técnico-administrativo a participar, tanto para democratizar as decisões que serão tomadas num futuro próximo, quanto para conhecer melhor os interesses dos nossos servidores sobre o assunto”, afirma Thaís Ettinger, pró-reitora de Gestão de Pessoas e presidente da comissão.

No questionário, todos servidores do regime jurídico único da instituição podem informar sobre o conhecimento ou não da Instrução Normativa Nº 65 e das diferenças entre o teletrabalho e o trabalho remoto. Além disso, informar sobre o interesse em aderir de forma parcial ou integral e colocar suas considerações a respeito das atuais demandas de trabalho, controle das atividades desempenhadas e metas de desempenho.

"O Programa de Gestão vem aparecendo na normativa federal desde 1995 e foi recentemente retomado pela Instrução Normativa Nº 65 de 2020, do Ministério da Economia. Trata-se de ferramenta que torna possível o teletrabalho, uma modalidade alternativa de desempenho de atividades laborais, que não será obrigatória nem tampouco irrevogável, e que pode melhorar a qualidade de vida do servidor e gerar economia para a administração pública", explica Fernanda Raposo, assessora técnica da área jurídica na Progep e secretária da comissão.

O resultado dessa consulta, que vai fornecer à comissão o posicionamento dos servidores, servirá como um subsídio nas tomadas de decisão da universidade. Ao final dos trabalhos da comissão, uma proposta deve ser encaminhada ao Gabinete do Reitor para posterior discussão e aprovação pelo Conselho Universitário.

Mesa-redonda

Para esclarecer sobre o tema, a Progep realizou nesta quarta-feira, 7, uma mesa-redonda de forma remota, com o tema "Inovação no serviço público: teletrabalho" (confira a gravação no vídeo abaixo). Além de uma apresentação a respeito da regulamentação do teletrabalho no serviço público federal, o evento teve ainda o compartilhamento de experiências de profissionais de outros setores da administração pública.

Ascom

comunica@academico.ufs.br


Mesa redonda - Inovação no serviço público: teletrabalho

Atualizado em: Qui, 08 de abril de 2021, 09:38