Qui, 27 de junho de 2019, 09:16

Morre professora Daniela Pinheiro Bitencurti, do campus do Sertão
Ela estava internada em Luanda, Angola, com suspeita de malária
Daniela era lotada no Núcleo de Graduação em Educação em Ciências Agrárias e da Terra. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Daniela era lotada no Núcleo de Graduação em Educação em Ciências Agrárias e da Terra. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Morreu nesta quinta-feira, 27, a professora Daniela Pinheiro Bitencurti Ruiz Esparza, do campus do Sertão, de Nossa Senhora da Glória.

A professora estava de férias em Luanda, Angola, quando foi internada com suspeita de malária.

A comunidade universitária realizou campanha no sentido de ajudar Daniela a arcar com os custos médicos e para doação de sangue à docente em Angola.

Daniela era lotada no Núcleo de Graduação em Educação em Ciências Agrárias e da Terra onde ministrava o módulo Ações Integradas em Ciências Agrária. Ela também era docente do Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFS (Prodema).

Possui pós-doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFS (Prodema, 2016), doutorado também pelo Prodema da UFS (2014), mestrado em Conservación y Manejo de Recursos Naturales pela Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo (2006), Morelia, Michoacán, México, e graduação em Física (1999) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).

"Dani, como era carinhosamente chamada pelos colegas e alunos, amava a docência e a UFS. Ensinava, pesquisava e fazia atividades de extensão. Era vida, alegria e intensidadade. A comunidade acadêmica está muito consternada. Deixou o maior legado: a união. Eliminou as fronteiras continentais e congregou angolanos e brasileiros numa grande corrente do bem em prol da sua saúde", diz a professora Patrícia Rosalba, também do campus do Sertão.

Ainda segundo Patrícia, a irmã de Daniela está em Angola cuidando dos preparativos do translado. O enterro deverá ocorrer no estado de São Paulo, local em que vive sua família.

A direção do campus do Sertão cancelou todas as atividades no dia de hoje.

Prodema

Em nota, o Prodema "declara luto em honra, respeito e reconhecimento aos serviços prestados pela professora Daniela e manifesta a sua gratidão pelo privilégio de ter convivido com um ser humano íntegro, solidário, repleto de respeito e amor humano, um exemplo especial de alegria de viver e um lindo ser de luz".

UFS Ciência

Em maio passado, a seção UFS Ciência, do Portal UFS, publicou matéria sobre a pesquisa que discute o zoneamento para resolver ocupação irregular da praia do Abaís, em Estância. O estudo foi realizado pela estudante do mestrado do Prodema Rayane de Oliveira sob orientação da professora Daniela.

A pesquisa mostrou que casas de veraneio, condomínios residenciais e outras construções estão entre as principais ameaças ao equilíbrio do ambiente costeiro. Leia a matéria aqui.

Ascom

comunica@ufs.br


Atualizado em: Qui, 27 de junho de 2019, 16:30
Notícias UFS