Qui, 10 de junho de 2021, 15:58

Pesquisas em matemática mudam a perspectiva sobre o aprendizado na área
Professores do Departamento de Matemática de São Cristóvão e Itabaiana discutiram o assunto

Muitas crianças e adolescentes têm dificuldades em aprender matemática na escola e as pesquisas sobre a educação matemática são, portanto, essenciais ao melhorar o aprendizado dessa ciência para avançar as dificuldades sofridas pelos estudantes.

Segundo a professora Denize Souza, docente do Departamento de Matemática do campus de São Cristóvão e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Ppgecima/UFS), a partir do final do século XX, a educação matemática passou a ser área de conhecimento nas ciências humanas, sob duas vertentes nas quais uma trata da prática docente diferenciada, porém a outra, como campo de pesquisa.

Pesquisas matemáticas foram discutidas em mais um episódio do podcast SE é Ciência

As duas vertentes são de extrema importância na contribuição da formação docente, inicial e continuada, que se dá a partir da troca de experiências, diálogo entre os pares, participação em grupos de pesquisa, discussões nas aulas de disciplinas pedagógicas e estágios supervisionados.

Todas essas são possibilidades de facilitar aos estudantes a aprendizagem da matemática. Ainda assim, Denize defende que são necessárias muito mais pesquisas voltadas ao ensino da matemática, pois ainda há muito o que ser explorado no estado de Sergipe, por exemplo, na área da surdez e a implantação do melhor ensino aos surdos.

Ainda segundo o professor Samuel Canevari, docente do Departamento de Matemática do campus de Itabaiana, do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFS e pesquisador na área de geometria diferencial, “a pesquisa em matemática pura é muito abstrata, porém existe outra área de pesquisa em matemática, que é a matemática aplicada".

"Essa sempre empregará ideias maduras da matemática pura a fim de resolver um problema aplicado no mundo atual como, por exemplo, toda pesquisa em epistemologia, que ajuda na tomada de decisões a respeito do enfrentamento à pandemia da covid-19, se enquadra na área de matemática aplicada”, complementa.

Os professores Samuel e Denize participaram de um episódio dedicado ao assunto, no qual abordam a importância das pesquisas matemáticas. Para ouvir o podcast SE é Ciência, clique aqui.

Pâmela Stefani da Silva - SE é Ciência

Atualizado em: Sex, 02 de julho de 2021, 13:37