Qua, 18 de maio de 2022, 10:54

Projeto da UFS utiliza o Yoga para promover saúde e noções de Física
Conceitos associados à estática, mecânica dos fluidos e termodinâmica estão relacionados à postura e respiração necessárias para a prática indiana

"Para que eu preciso aprender Física se não vou seguir carreira nas Ciências Exatas?". A pergunta que ecoa nas salas do Ensino Médio e de cursinhos preparatórios para o Enem talvez ainda seja uma incógnita para muitos, mas não para quem participa do Projeto de Extensão "Yoga na UFS", coordenado pelo professor Albérico Blohem, do Departamento de Física do Campus de São Cristóvão.

Segundo a prática indiana, cujo surgimento remonta há mais de cinco mil anos, o bem-estar humano se dá a partir de aspectos indissociáveis: mental, físico, emocional e espiritual. Dessa forma, corpo e mente estariam interligados em todas as suas circunstâncias.


Além de levar bem-estar, projeto de Extensão aborda noções de equilíbrio, estabilidade e ação de forças, bem como a condução dos fluidos (Fotos: Schirlene Reis / Ascom UFS)
Além de levar bem-estar, projeto de Extensão aborda noções de equilíbrio, estabilidade e ação de forças, bem como a condução dos fluidos (Fotos: Schirlene Reis / Ascom UFS)

A motivação em levar o Yoga para as dependências da universidade surgiu ainda em 2015, quando o docente desenvolvia um outro projeto de extensão denominado "Física pelo esporte", cujo objetivo era levar os conceitos da Física na prática de esportes como o Skate e o Surf às escolas públicas de Aracaju.

"O projeto foi tão bem aceito pelos estudantes que, em 2019, quando foi renovado pela Fapitec, voltei às escolas abordando também os conceitos da Física no Yoga. E aqui vale ressaltar que, embora não seja considerado um esporte, o Yoga é uma prática que exige atenção para a respiração, que nada mais é que do que conceitos da mecânica dos fluidos, e para a postura corporal, que está atrelada à estática. Dessa forma, a prática do Yoga por si só está atrelada a conceitos essenciais da Física e levar essas associações às salas de aula foi muito importante para desmistificar o conceito que as pessoas têm de ser uma matéria difícil e fora da nossa realidade. Não é. A Física está no nosso dia a dia, na nossa rotina, em muitas das coisas que fazemos", explica o professor Albérico Blohem, capacitado pelo Instituto de Ensino e Pesquisas em Yoga (IEPY) e Certificado pelo Kaivalyadhama Yoga Institute.


"A Física está no nosso dia a dia, na nossa rotina, em muitas das coisas que fazemos", explica o coordenador do projeto de extensão,  professor Albérico Blohem
"A Física está no nosso dia a dia, na nossa rotina, em muitas das coisas que fazemos", explica o coordenador do projeto de extensão, professor Albérico Blohem

E foi justamente através dos resultados do projeto em salas de aula nas escolas públicas de Aracaju que, em 2022, surgiu o interesse em levá-lo à comunidade acadêmica da UFS e ao público externo, desta vez numa versão interdisciplinar, junto à Educação Física.

"Desta vez, a intenção era levar esse conhecimento também aos estudantes de Educação Física para que eles pudessem introduzir a prática no sistema educacional e até mesmo em suas rotinas profissionais, uma vez que, para eles, é fundamental observar as práticas posturais e respiratórias de seus alunos. Noções de equilíbrio, estabilidade e ação de forças, bem como a mecânica dos fluidos. Assim, seria um projeto conjunto que objetiva levar esse conhecimento interdisciplinar a toda comunidade", salienta o coordenador do projeto.

Numa primeira versão mais ampla do projeto, Albérico ressalta que ele servirá de termômetro para verificar a possibilidade de ser criada uma componente curricular optativa no curso de Educação Física para que possam ser abordados, de fato, os conceitos propostos.

"Neste projeto atual estamos interessados em desenvolver no público-alvo a autopercepção e o autocuidado através da prática do Hatha Yoga Contemporâneo. As práticas não visam o desempenho físico, pois elas partem de conceitos como conforto, estabilidade e relaxamento do esforço, nos quais poderão ser diminuídas as tensões do dia a dia e promover a homeostase", diz.

Para o professor José Américo Santos Menezes, professor do curso de Licenciatura em Educação Física da UFS, a iniciativa de um projeto de extensão conjunto reflete uma preocupação na ampliação dos saberes acadêmicos e na informação para a comunidade, que aprende ao mesmo tempo em que está priorizando o seu bem-estar.

"Todo projeto de extensão é uma oportunidade de a UFS cumprir um dos seus pilares, que é levar o conhecimento acadêmico à comunidade. Embora não seja pioneiro no que se refere à prática do Yoga, esse projeto tem o diferencial de relacionar saberes pouco difundidos, tanto em relação aos fundamentos da Física como aos fundamentos do próprio corpo, pois o Yoga, em seu conceito, abrange todas as áreas que estudam o humano", explica o professor.


Coordenador adjunto do projeto, o professor de Educação Fisíca da UFS  José Américo ressalta a importância de olhar o Yoga com interdisciplinaridade
Coordenador adjunto do projeto, o professor de Educação Fisíca da UFS José Américo ressalta a importância de olhar o Yoga com interdisciplinaridade

Ele salienta ainda que, embora o Yoga não esteja oficialmente na grade curricular da Educação Física, seus pilares são fundamentais para a compreensão do corpo e de seus movimentos.

"O estado meditativo do Yoga se dá através do corpo. Não existe dissociação entre corpo e mente, nem no esporte. Assim, é cada vez mais necessário ampliar os saberes acadêmicos e refletir sobre o porquê de essas associações não nos serem mostradas ao longo dos anos. As posturas são proporcionadas para que se fique quieto e consciente,na contramão de um mundo que nos apressa o tempo inteiro", salienta José Américo.

Egressa do curso de Serviço Social da UFS, Anne Caroline de Jesus Santos, 36, voltou às dependências da universidade para participar das aulas de Yoga e conferir a interdisciplinaridade do projeto de extensão.

"Nunca tinha praticado a modalidade por achar que não possuía habilidades suficientes. No entanto, a divulgação sobre o projeto de extensão, acabou me parecendo curioso e interessante, uma forma de entender o Yoga a partir do autoconhecimento e provocar uma mudança de vida interior e exterior", diz Anne Caroline.

Ela conta ainda que, após as primeiras aulas, o projeto já lhe proporcionou entender alguns conceitos e gerar algumas expectativas. "Quero buscar bem-estar e melhor qualidade de vida através da respiração correta, que venho aprendendo como se faz através do projeto de extensão, como perspectiva de controle de ansiedade e redução de estresse, assim como mais conhecimento e possibilidades corporais.", relata a assistente social.


Egressa da UFS, Anne Caroline busca melhor qualidade de vida com a prática do Yoga
Egressa da UFS, Anne Caroline busca melhor qualidade de vida com a prática do Yoga

Essa noção de consciência corporal associada a questões emocionais é um fator que vem sendo avaliado para que, futuramente, esse projeto de extensão seja levado também às escolas públicas de ensino.

"Considerando esse momento em que estamos vivendo, voltando aos poucos à convivência habitual depois de uma pandemia, são expressivos os números de casos de ansiedade e depressão em todo o mundo, em todas as faixas etárias. Assim, pensamos em possibilitar à comunidade escolar a ampliação dos saberes em torno da cultura corporal produzida pela humanidade ao longo da história, pois a prática auxilia na consciência do aqui e agora, trazendo benefícios para muitas pessoas", conclui Américo.

Benefícios

Segundo o professor Albérico Blohem, independente do conhecimento sobre o principal objetivo do Yoga, o público-alvo terá a oportunidade de vivenciar o bem-estar que a prática promove.

"Os benefícios mais notáveis estão associados à manutenção da saúde física e mental, fazendo com que o indivíduo possa se manter de maneira mais integrada e equilibrada. A intenção é contribuir de forma prática na melhoria da qualidade de vida das pessoas, auxiliando no fortalecimento corporal, emocional e na diminuição do estresse e da ansiedade, gerados pelos estímulos externos e internos", explica o professor.

Inscrições

No momento, as inscrições para a primeira turma do Projeto Yoga na UFS foram encerradas, mas, havendo demanda, novas turmas podem ser formadas.

Dessa forma, os interessados devem entrar em contato através do email ablohem@academico.ufs.br, escrevendo no assunto "Yoga na UFS".

Jéssica Vieira - Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qua, 25 de maio de 2022, 09:38
Notícias UFS