Seg, 23 de maio de 2022, 17:50

Prêmio Destaque UFS é entregue a trabalhadores da Cidade Universitária
Evento ocorreu na última sexta, 20, em São Cristóvão
(Fotos: Adilson Andrade/AscomUFS)
(Fotos: Adilson Andrade/AscomUFS)

Ela ingressou na Universidade Federal de Sergipe em 1980, no Departamento de Administração Acadêmica (DAA), no então cargo de datilógrafa. Participou da emoção do processo de transição da transferência das ações desenvolvidas no prédio da Reitoria na Rua de Lagarto para o Campus de São Cristóvão, dentre muitos outros episódios.

Esse é um pouco da história de Lúcia Maria dos Santos Lima, personagem conhecida na Coordenação da Central de Estágios da Pro-reitoria de Extensão (Proex). Como ela, muitas outras figuras, com atuação mais antiga ou recente, que dão sua contribuição diária ao trabalho da universidade, subiram sob aplausos ao palco do Auditório Libório Firmo para receber o Prêmio Destaque UFS na última sexta-feira, 20.


Lúcia Maria dos Santos Lima, coordenadora da Central de Estágios, da Proex
Lúcia Maria dos Santos Lima, coordenadora da Central de Estágios, da Proex

Em sua primeira edição, como parte das comemorações pelos 54 anos da UFS, a entrega do prêmio contou com a presença de diversos diretores de Centro, discentes, servidores e trabalhadores terceirizados da UFS, juntamente com familiares, sendo aberto com apresentação de um dueto de sanfonas com Evanilson Vieira da Silva e Lucas Campelo.

“A gente fica feliz pelo reconhecimento. Agradece à gestão pela iniciativa e à Progep pela indicação, e aos colegas que trabalham conosco, porque na verdade o prêmio é dado a uma pessoa, mas o reconhecimento é para toda uma equipe, que trabalha junto e que faz o resultado aparecer; mais do que me sentir homenageado, eu me sinto agradecido pelos colegas que sempre estão comigo.”


Daniel Meneses Machado, chefe do Departamento de Pessoal (DP/GRH)
Daniel Meneses Machado, chefe do Departamento de Pessoal (DP/GRH)

É o que conta Daniel Meneses Machado, chefe do Departamento de Pessoal (DP/GRH), que foi estudante na UFS e, há 18 anos, passou a trabalhar na instituição, sempre na Pró-reitoria de Recursos Humanos. Testemunho parecido é o do senhor João dos Santos, que ingressou na UFS há 41 anos, e há 30 atua no Departamento de Biologia.

"Prazer enorme de ser reconhecido pelo que fazemos, que não faço sozinho, é em conjunto com os colegas, com os professores. Sem eles, eu sozinho, é muito pouco. Não desenvolveria sem eles o tanto que desenvolvi, e pretendo desenvolver muito mais.”


Servidor João dos Santos (esq.) recebe certificado do Diretor do CCBS, prof. Adriano Antunes
Servidor João dos Santos (esq.) recebe certificado do Diretor do CCBS, prof. Adriano Antunes

Instituído pela Portaria n. 293, o Prêmio Destaque UFS destinou-se a professores efetivos e substitutos, técnicos administrativos, trabalhadores terceirizados e discentes que tenham contribuído para a efetividade de ações que tiveram impactos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, e que convivem e interagem com a comunidade universitária.

Presidente da comissão organizadora das festividades de aniversário, o vice-reitor, Rosalvo Ferreira, destacou o caráter de ineditismo e complementariedade da homenagem.


Trabalhadora terceirizada Valdete Andrade recebe certificado do vice-reitor, Rosalvo Ferreira
Trabalhadora terceirizada Valdete Andrade recebe certificado do vice-reitor, Rosalvo Ferreira

“Pela primeira vez, nos dedicamos àqueles que dedicam suas vidas, no seu dia-a-dia, à universidade. É um reconhecimento singelo, simples, àqueles que não constam nas nossas honrarias, portanto é uma forma de complementar as honrarias dos conselhos superiores, e reconhecer e agradecer o trabalho de quem carrega a universidade nas suas diferentes unidades e nos diferentes campi”, pontuou.

Para Valdete Andrade, trabalhadora terceirizada que cuida da limpeza do prédio da Reitoria, e chegou na UFS em 2009, ainda que singelo, o reconhecimento veio cheio de satisfação. “Fiquei muito feliz de ser reconhecida. Eu trabalho, cuido daqui como da minha casa, tenho o maior cuidado com todas as coisas, e gosto muito de trabalhar aqui na universidade”, contou.


Evento foi aberto por dueto de sanfonas com Evanilson Vieira da Silva (dir.) e Lucas Campelo
Evento foi aberto por dueto de sanfonas com Evanilson Vieira da Silva (dir.) e Lucas Campelo

Saiba mais
Para conhecer a relação dos trabalhadores que receberam o prêmio, clique aqui. O prêmio Destaque UFS também já foi entregue aos trabalhadores em Laranjeiras, e está previsto para os demais campi da universidade. Confira mais informações na programação completa dos 54 anos da UFS.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Ter, 24 de maio de 2022, 10:56
Notícias UFS