Qua, 15 de junho de 2022, 18:49

Reitor da UFS recebe Título de Cidadão Aracajuano durante sessão solene na Câmara Municipal
Entrega da honraria aconteceu nesta quarta-feira, 15
Fotos: Pedros Ramos/Ascom UFS

A tarde desta quarta-feira, 15, foi de homenagem para o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Valter Santana. Em sessão solene na Plenária da Câmara Municipal de Aracaju, ele recebeu o Título de Cidadão Aracajuano.

A honraria foi proposta pelo vereador Eduardo Lima e aprovada em unanimidade pelos demais vereadores do município. Valter conta que ficou emocionado ao receber a notícia da aprovação da propositura. “É uma emoção muito grande de ser reconhecido pelo trabalho que a UFS exerce para a sociedade aracajuana. Pra mim, é uma alegria viver esse momento, mas, muito mais do que isso, é poder concretizar e realizar sonhos. Que a universidade se fortaleça para cada vez mais poder fazer uma transformação do bem para a nossa sociedade”, celebra Valter.

Titulo3

O vereador Eduardo Lima, presidente da sessão solene, destaca a representatividade do papel do professor Valter para a instituição. “A pessoa do professor Valter nos traz uma representatividade muito forte. É uma pessoa negra, com um currículo acadêmico muito bom e com história simples de vida, conquistando o que conquistou por meio da educação. A UFS tem um papel muito importante para o estado e estar à frente dessa universidade é um fardo e, além disso, uma ferramenta de transformação e de esperança para a sociedade sergipana”, afirma o parlamentar.

Titulo1

Em setembro do ano passado, o reitor já havia recebido o Título de Cidadania Sergipana, entregue pela Assembleia Legislativa do Estado. Agora também aracajuano, Valter ressalta o emepnho em seguir trabalhando pela Universidade Federal de Sergipe. “Renovo minha missão de seguir contribuindo para o progresso da sociedade, por meio da geração de conhecimento e da formação de cidadãos críticos, éticos e comprometidos com a construção de uma sociedade moderna, sustentável e inclusiva”, conclui o reitor.

Biografia

Valter Joviniano de Santana Filho ingressou na UFS como professor efetivo em 2009, compondo o quadro docente do Departamento de Fisioterapia. Possui mestrado e doutorado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo, e é membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) e da Sociedade Americana de Fisiologia (APS).

Titu8lo2

Natural de Salvador/BA, ele foi nomeado vice-reitor da UFS em dezembro de 2019, em razão da aposentadoria da professora Iara Campelo, que era a vice-reitora. Durante o ano de 2020, coordenou o Comitê de Prevenção e Redução de Riscos frente à infecção pelo novo coronavírus, grupo que ganhou destaque na sociedade sergipana em virtude do grande apoio que ofereceu aos governos locais no combate e prevenção à covid-19.

No dia 17 de março de 2021 foi nomeado para exercer o cargo de reitor da UFS e tomou posse cinco dias depois, se tornando o mais jovem ao assumir a função.

Letícia Nery – Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br