Ter, 21 de março de 2023, 11:34

Reunião discute oportunidades de interação da UFS com atores da produção de Petróleo e gás no estado
Objetivo é aprimorar a formação dos recursos humanos

O reitor da Universidade Federal de Sergipe, Valter Santana, recebeu em reunião na última quinta, 16, o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), Roberto Rodrigues, a coordenadora de projetos do Núcleo de Competências em Petróleo, Gás e Biocombustíveis (Nupeg/UFS), Lília Barretto, e a chefe do Departamento de Engenharia de Petróleo, Rosivânia Oliveira.

“Discutimos maneiras de organizar internamente os nossos processos e de inserir os nossos alunos nessa dinâmica, com o objetivo de melhorar a formação deles. Se a gente não oportunizar esse encontro enquanto graduandos, não vamos ter aquele profissional preparado para o mercado de trabalho”, explicou Valter.

Reitor Valter Santana conduziu a reunião e ouviu as solicitações. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

A reunião tratou, entre outros temas, da participação da universidade em eventos, da solicitação de doação ou uso em comodata de equipamentos de empresas privadas, da participação da UFS como organizadora do Sergipe Oil & Gas, evento internacional que ocorre em 2024, e da organização de um evento promovido só por mulheres nessa área.

A coordenadora de projetos do Nupeg, professora Lília Barretto, pontuou que “a UFS enquanto formadora de recursos humanos para o estado de Sergipe, precisa estar sempre conectada com o mercado onde Sergipe atua e com as cadeias produtivas”.

Ela explica que uma das estratégias da gestão é a aproximação de empresas e indústrias, atores das cadeias produtivas. “Considerando o novo cenário que nós temos hoje em Sergipe, frente à produção de petróleo e gás, e considerando também nossa formação das diversas cadeias de engenharia, a gente precisa, sim, estar próximo das novas empresas que estão aqui no estado”.

Rosivânia Oliveira é professora do Departamento de Engenharia de Petróleo da UFS. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Para Roberto Rodrigues, diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), “é de fundamental importância estar ligado com o mundo externo, com as empresas, com a sociedade como um todo. Nesse momento estamos falando de petróleo e gás, mas isso se aplica a todas as outras áreas para o desenvolvimento do estado de Sergipe”.

A professora Rosivânia Oliveira, do Departamento de Engenharia de Petróleo, avaliou como “muito interessante essa abertura que o reitor dá para que os professores venham aqui, digam suas necessidades e obtenham um apoio completo”, conclui.

Ascom UFS

Atualizado em: Ter, 21 de março de 2023, 14:32