Qua, 10 de maio de 2023, 09:50

Reitor da UFS recebe cônsul-geral do Japão em Recife
Internacionalização foi uma das pautas da reunião

Na tarde da última terça, 9, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, recebeu o cônsul-geral do Japão em Recife (PE), Hiroaki Sano, na sala de reuniões da Reitoria da universidade.

O objetivo da reunião foi estabelecer o diálogo entre universidade, comunidade acadêmica e ações de internacionalização em conjunto com o Consulado Geral do Japão.

O reitor destacou que a visita do cônsul representa oportunidades. "A UFS se destaca nacional e internacionalmente. E para consolidar e ampliar a inserção da universidade, e abrir oportunidades para os nossos alunos, sempre buscamos parcerias. Ter o cônsul aqui conhecendo a nossa instiuição, estrutura, pesquisadores e projetos é uma oportunidade de ampliação das relações internacionais, consolidando assim nossa política de internacionalização", enfatizou Valter.

Hiroaki Sano explicou que é fundamental a proximidade entre as instituições e a colaboração com ações da UFS. “Nós queríamos estabelecer relações com o Nordeste e com Aracaju e Sergipe. Até o momento, não possuímos muitas relações, mas entendemos a importância desse estado em termos de cultura e economia. Nesse sentido, esse intercâmbio é muito importante e gostaríamos de trabalhar em conjunto com a Universidade Federal de Sergipe”, afirmou o cônsul.

A diretora da Coordenação de Relações Internacionais (CORI/UFS), Erica Winand, também participou da reunião e destacou as possibilidades que surgem com essa proximidade. "A UFS está começando essa proximidade com o Japão. Recentemente firmamos um convênio coletivo entre instituições do Nordeste, por meio da Rede Nordeste de Universidades Federais, e a Universidade de Tokai. Queremos afunilar essa cooperação entre Sergipe e Japão".

Confira imagens do encontro:

1g6a0253
1g6a0246