04 de dezembro a 06 de dezembro

III Intercâmbios Históriográficos 2019

O evento Intercâmbios Historiográficos possui periodicidade bienal no qual o Programa de pós-graduação em Históra reúne pesquisadores estrangeiros em torno da discussão de uma temática. Trata-se de uma ação voltada para o fortalecimento das conexões acadêmicas internacionais do programa. Nesta edição, queremos trazer a público o intenso debate em torno das identidades no pós-colonialismo a partir da confluência (diálogos, heranças e legados) entre países africanos, o Brasil e Portugal, com destaque para a problematização das narrativas de memória, pertencimento e cultura.

A ideia ainda é propiciar a reflexão sobre o peso do eurocentrismo (e sua crítica) nessas produções (historiográficas, literárias e artísticas). A necessidade dessa reflexão insere-se no movimento assinalado pela pesquisadora Inocência Mata (2014) para quem "as críticas à crítica pós-colonial, sobretudo aquelas que vêm dos ex-impérios, convergem para a consideração de que, não obstante a consciência da necessidade de dialogar com as “epistemologias do sul” na construção do saber, os atuais estudos culturais têm-se reorganizado em outros alicerces, diferentes dos tradicionais, de antagonismos lineares e duais, que continuam a perpetuar a supremacia de uma estrutura ideológica e histórica espaço-temporal".

Contando com a participação de investigadores das Universidades de Cabo Verde, Lisboa e de diversas partes do Brasil, trata-se de proporcionar uma experiência acadêmica que acrescente conhecimento crítico e permita a atualização da discussão historiográfica que envolve esses temas. O evento propõe ainda constituir um espaço de debate por meio da apresentação de trabalhos nos Simpósios Temáticos além de Mini-cursos, ofertados por estudantes dos mestrado e pós-graduados para a graduação. professores e comunidade em geral.

04.12. Quarta-feira

Credenciamento

Abertura pela comissão organizadora

Conferência da noite: Africanidades e identidades