18 de dezembro a 18 de dezembro

Seminário de Educação e Assistência Estudantil

A assistência estudantil é componente histórico que contribui para a permanência educacional de discentes nos processos de formação acadêmica. Sua transversalidade coloca em questão a necessidade de debates constantes e problematizações para construção de estratégias que levem em consideração os elementos da conjuntura, as demandas dos usuários e a oferta de ações a partir do trabalho profissional das equipes envolvidas.

O Seminário de Assistência Estudantil da Rede Federal de Educação em Sergipe, surge como estratégia coletiva elaborada a partir dos apontamentos realizados no Seminário Nacional sobre o Trabalho de Assistentes Sociais na assistência estudantil, realizado em 2018 pelo Conselho Federal de Serviço Social.

Nesse momento de restrições de direitos e de ameaça às instituições públicas e políticas públicas, urge a necessidade do debate e defesa da educação pública e da política de assistência estudantil. O Seminário possui como público alvo: assistentes sociais, psicólogas/os, pedagogas/os, equipe técnica de saúde, técnicas/os administrativas/os, estudantes, docentes e pesquisadoras/es.

O evento acontecerá no dia 18 de dezembro no Auditório da Reitoria da UFS.

08h Apresentação do Seminário

Mesa de Abertura: Convidadas/os: Representante institucional da UFS, CODAP, DSS, PROSS, CRESS/SE, SINTUFS, SINASEFE, ADUFS, representantes do movimento estudantil.

Apresentação Cultural: Coletivo (Re)Existir.

9h Mesa Redonda sobre Assistência Estudantil Socialização de experiências do trabalho realizado por profissionais que trabalham na Assistência Estudantil e de experiências vivenciadas por estudantes que acessam as ações de Assistência Estudantil. Andréa Moreira Batista (Assistente Social da UFS, Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente). João Paulo Machado Feitoza (Psicologo da UFS, Mestre em Psicologia Social) Nelly Monteiro Resende Silva (Pedagoga/Técnica em Assuntos Educacionais da UFS, Mestra em Educação). Representante Estudantil do Diretório Central das/os Estudantes da UFS.

11h Aprovação de encaminhamentos e construção da agenda de novas ações de fortalecimento da Assistência Estudantil em Sergipe.

12h às 14h Intervalo

14h Conferência: “O desmonte da Educação pública e o avanço do conservadorismo no Brasil” “A decadência do projeto de expansão do ensino superior e o desmonte da educação pública” (Dr. Roberto Leher - Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRJ, Reitor da UFRJ de 2015 a 2019). “Ainda falta muito para que negras e negros sejam maioria no ensino superior. Como enfrentar o racismo e o conservadorismo no Brasil?” (Dra. Josiane Soares Santos - Presidenta do CFESS, Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UFS).

15h30 Debate

17h Lançamento de livros Coletânea “Serviço Social, Estado e Políticas Sociais: reflexões e práxis face à barbárie do capital e reprodução do ideário conservador” (organizada por Ana Paula Leite Nascimento e Fábio dos Santos). Livro “Universidade e heteronomia cultural no capitalismo dependente: um estudo a partir de Florestan Fernandes” (Roberto Leher).

Local: Hall da Reitoria

Apresentação Cultural: Low Bras (UFS).

Link para inscrição do evento