01 de novembro a 30 de novembro

Valores e Bem-estar de Crianças e Adolescentes Durante a Pandemia do COVID- 19

Como e quando surgiu: O estudo partiu do interesse de um grupo de pesquisadores do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Lisboa (ICS-ULisboa) e do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Os coordenadores internacionais do projeto são os investigadores Alice Ramos (ICS-ULisboa) e Ricardo Borges Rodrigues (ISCTE-IUL). O estudo está sendo realizado no âmbito de uma projeto de pesquisa mais amplo sobre o “desenvolvimento social dos valores humanos na infância e na adolescência” (Projeto CLAVE), o qual foi ampliado para a análise desse fenômeno no contexto da pandemia de COVID-19.

O estudo teve início em Portugal e agora contempla outros contextos nacionais. Neste momento está sendo desenvolvido na Espanha e no Brasil. Neste país, o estudo está a ser realizado em parceria com a Universidade Federal da Paraíba e a Universidade Federal de Sergipe, sendo coordenado pelos professores Cicero Roberto Pereira (UFPB) e Dalila Xavier de França (UFS).

Considerando–se que as medidas adotadas no âmbito da pandemia da COVID-19, tais como a suspensão das aulas presenciais nas escolas e o isolamento social, colocaram as crianças e as suas famílias perante novas situações e desafios e que o encerramento das atividades presenciais das escolas, especialmente, implicou mudanças significativas na vida de professores, alunos e pais, os pesquisadores buscam conhecer como as crianças, adolescentes e os seus pais/responsáveis estão vivendo as dificuldades sentidas, nomeadamente em nível escolar, e identificar o papel dos valores de crianças/adolescentes e pais no seu bem-estar.

Objetivo do estudo

Identificar os valores das crianças/adolescentes e dos pais e, ainda, analisar o impacto das medidas de isolamento social nos diferentes aspectos da vida cotidiana e do seu bem-estar.

Metodologia

O estudo destina-se a crianças/adolescentes com idades entre os 6 e os 14 anos e às suas mães, pais, tutores legais ou cuidadores. Será realizado na ampla sociedade por meio de questionário online. O questionário deve ser respondido por um dos pais, tutor/a ou cuidador/a e por um/a do/a(s) filho/a(s). Versa sobre um conjunto de questões sobre valores e sobre a experiência da pandemia, como o isolamento social e o ensino remoto, além de questões sócio-demográficas.

Resultados e benefícios

Terminado o preenchimento dos questionários, o pai, a mãe ou o responsável pela criança conhecerá quais são os valores mais importantes para si e para o seu filho/a. Além disso, contribuirá para que as escolas conheçam melhor a realidade dos alunos e das famílias. Os dados recolhidos permitirão conhecer de que modo as crianças/adolescentes e os seus pais estão vivendo este momento de pandemia e quais são as maiores dificuldades sentidas. Também possibilitará que as escolas e demais instituições sociais e científicas desenvolvam novas respostas para os problemas colocados.

Confidencialidade

Os dados recolhidos no estudo são totalmente confidenciais e não serão analisados de forma individual. O acesso aos dados será exclusivo dos membros da equipe de investigação e os resultados obtidos serão utilizados apenas para fins de investigação (artigos e comunicações científicas). Ressalta-se que o estudo foi aprovado em Conselho de Ética e os resultados serão divulgados de forma anônima, respeitando a privacidade das famílias e das suas respostas.

Como participar?

Os dados para este estudo estão sendo recolhidos por meio de um questionário online dirigido às famílias (uma parte deve ser respondida pela criança/adolescente e outra pelo adulto). Primeiro responderá o adulto e, em seguida, a criança/adolescente. Ambos os questionários têm uma duração aproximada de 15 minutos. Pode desistir de participar no estudo em qualquer momento.

Para responder ao questionário, acesse: http://bit.ly/clavecovid_brasil Preparamos um pequeno vídeo de divulgação, que pode ver acessando: https://www.facebook.com/watch/?v=724115798194536

Caso tenha interesse em conhecer a equipe do projeto e demais trabalhos realizados em Portugal, visite o site https://claveproject.wordpress.com.