07 de março a 09 de março

III Oficina de Iniciação Científica

Começa hoje, 7, a III Oficina de Iniciação Científica. A palestra de abertura conta com as presenças da professora Adjane da Costa Tourinho e Silva e Nemésio Augusto Alvares Silva, do Codap. O evento, que acontece no Codap, segue até a próxima sexta-feira, 9. Confira a programação abaixo.

07/03/2018

Palestra de abertura:

Início às 10h.

Palestrante: Profª Adjane da Costa Tourinho e Silva (Codap/UFS)

Mediador: Profº Nemésio Augusto Alvares Silva (Codap/UFS)

08/03/2018

Atividades da oficina

Início às 10h - Término às 12h.

Ministrante: Saulo Henrique Souza Silva (Codap/UFS)

09/03/2018

Atividades da Oficina

Início às 10h - Término às 12h.

Ministrante: Caio Graco Queiroz Maia (Mestrando em Filosofia/UFS)

Sobre o evento

A necessidade de tornar o ensino indissociável da pesquisa consiste em um paradigma da aprendizagem porque não se produz conhecimento sem pesquisa. Entretanto, a orientação do ensino como atividade meramente mimética tem livre curso no Brasil, principalmente na educação básica.

Nos cursos de nível superior a atividade de ensino e pesquisas são exigências, porém, os jovens acadêmicos, na maioria das vezes, ingressam nas universidades sem nenhuma espécie de formação científica adequada. O problema está no fato que a iniciação científica no Brasil ocorre sempre de forma tardia haja vista não existir na educação básica tradição de pesquisa, sobretudo, porque está alicerçada no ensino mimético e no cultivo da moral.

Assim, a III Oficina de Iniciação Científica tem por objetivo ajudar a fornecer ao estudante as orientações fundamentais que permitam compreender o que é ciência, desenvolver a habilidade metódica da pesquisa científica e ter noções das regras básica da sua exposição, seja oral ou escrita.