13 de agosto a 17 de agosto

Semana Procad

Grupo de Pesquisa em Marketing (UFS) irá promover quatro eventos na “Semana Procad”, de 13 a 17 de agosto, nos turnos da manhã e da tarde, na UFS, campus de São Cristóvão. Os eventos são focados na área de Metodologia da Pesquisa em Comunicação, bem como debates sobre empreendedorismo, consumo midiático dos jovens, currículo Lattes e áreas afins da Comunicação Social.

O público-alvo serão alunos da graduação e pós-graduação das áreas de Comunicação Social e afins e o objetivo é promover o intercâmbio entre as três instituições envolvidas com o Procad – Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – no sentido de trazer contribuições do curso de Comunicação Social de outras instituições para Sergipe. Os convidados participantes incluem a Professora Jane Marques (USP); a Professora Netília Seixas (UFPA); a Professora Maria Ataíde (UFPA); o Professor Maucher (UFPA); a Professora Nilda Jacks da (UFRGS); a Professora Mariangela Machado da (UFRGS); além dos membros do Grupo de Pesquisa em Marketing da UFS.

- Seminário “Retratos do consumo do jovem no Brasil Profundo”

Será discutida uma avaliação do consumo midiático dos jovens de 18 a 24 anos no “Brasil Profundo”, a partir dos dados colhidos pelo Projeto de Pesquisa Nacional do Procad, que envolve professores da UFS em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Local: auditório da Bicen

13 a 17 de agosto

- Minicurso “Metodologias em Comunicação”

Semana de aulas com professoras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal do Pará (UFPA), para tratar de metodologias de pesquisa em Comunicação mais recorrentes no Brasil.

Local: Didática VI

- Minicurso de Gestão do Currículo Lattes

O curso é voltado para docentes e discentes de maneira geral, e tem como finalidade apresentar a plataforma Lattes, apontando as suas principais funcionalidades e os problemas recorrentes no cadastramento de atividades diversas e de publicações. Com isto, pode auxiliar aqueles com dificuldades na atualização das informações, bem como capacitar aqueles que desconhecem as potencialidades da plataforma.

Local: Laboratório 104 (DCOS)

- Seminário “A circulação de conteúdo e o empreendedorismo no Brasil Profundo”

O evento apresenta proposições e resultados das pesquisas realizadas nos estágios pós-doutorais desses palestrantes, que trazem contribuições para o projeto de cooperação nacional “Jovem Brasileiro e Práticas Midiáticas em Tempos de Convergência: Brasil Profundo”. Envolve palestras com professores da USP, da UFPA e da UFS, tratando de temas relacionados à circulação de conteúdo nos meios digitais e ao empreendedorismo de jovens do interior do Brasil.

Local: auditório do DCOS

Grupo Procad