06 de dezembro a 07 de dezembro

Interfaces entre Psicologia Social e da Saúde

O evento, que vai acontecer no Auditório da Didática VII, tem como objetivo promover a interação entre os programas de pós-graduação em Psicologia de três instituições (UFS, UFPB, e PUC-CAMPINAS), no âmbito do Edital CAPES/FAPITEC/SE N° 10/2016, projeto: “Desigualdades sociais, racismo e capacidade de adaptação: interfaces entre a psicologia social e a psicologia da saúde”, possibilitando também a integração de pesquisadores de outras instituições e de alunos da pós-graduação e graduação em psicologia de Sergipe.

As inscrição serão realizadas exclusivamente pelo sigaa através do link.

PROGRAMAÇÃO DIA 06/12/2018 (QUINTA-FEIRA)

CREDENCIAMENTO (8:30 – 9:00 HS.)

CERIMÔNIA DE ABERTURA (9:00 – 10:00 HS.)

CONFERÊNCIA DE ABERTURA (10:00 – 12:00 HS.)

Título: “Avaliação da Pós-Graduação: Desafios e perspectivas futuras” (Profº Drº Antônio Virgílio Bittencourt Bastos – UFBA)

INTERVALO PARA ALMOÇO

MESA 1: Psicologia da Saúde: Teorias e Aplicações (14:00 – 16:00 HS.)

“Capacidade de adaptação às adversidades como objeto de estudo na Psicologia da Saúde.” (André Faro – Universidade Federal de Sergipe)

“Riscos e proteção ao desenvolvimento: Contribuições da Psicologia da Saúde.” (Sônia Regina Fiorim Enumo – Pontifica Universidade Católica – Campinas)

“Projetos de Vida em adolescentes: Implicações para a Psicologia da Saúde.” (Letícia Lovato Dellazzana Zanon - Pontifica Universidade Católica – Campinas)

SESSÃO DE POSTERS (16:00 – 16:30 hs.)

MESA 2: Psicologia social: Teoria se Aplicações (16:30 – 18:30 HS.)

“Crise, Anomia e Racismo” (Marcus Eugênio Oliveira Lima - Universidade Federal de Sergipe)

“Socialização materna e identidade racial em crianças” (Dalila França Xavier- Universidade Federal de Sergipe)

“As diferenças raciais e sua relação com as desigualdades sociais” (Ana Raquel Rosas Torres - Universidade Federal da Paraíba)

“O Valor do Sofrimento de uma Pessoa Depende da Cor de Sua Pele e de Sua Origem Europeia ou Africana?” (Cícero Roberto Pereira - Universidade Federal da Paraíba)

PROGRAMAÇÃO DIA 07/12/2018 (Sexta-Feira)

Oficina 1 – Estudos em Psicologia do Desenvolvimento (08:30 – 09:30 HS.)

Grupo de Pesquisa Socialização das Atitudes Intergrupais e Racismo (Coordenação Profª Drª Dalila França Xavier)

Oficina 2 – Estudos sobre racismo e representações sociais (09:30 – 10:30 HS.)

Grupo de Pesquisa Normas Sociais, Estereótipos, Preconceito e Racismo (Coordenação Profº Drº Marcus Eugênio Oliveira Lima) SESSÃO DE POSTERS (10:30 – 11:00 hs.)

Oficina 3 – Estudos em Psicologia da Saúde (11:00 – 12:00 hs.)

Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia da Saúde (Coordenador Profº Drº André Faro)

INTERVALO PARA ALMOÇO

MESA 3: Psicologia social e relações entre grupos (14:00 – 16:00 HS.)

“Caracterização da moralidade de categorias sociais hierarquizadas.” (João Wachelke – Universidade Federal de Uberlândia)

“Do outro ao exogrupo: Desafios para a psicologia social.” (Marcos Emanoel Pereira - Universidade Federal da Bahia) Mediação: Marcus Eugênio Oliveira Lima (UFS)

SESSÃO DE POSTERS (16:00 – 16:30 hs.)

MESA 4: Interfaces entre Psicologia da Saúde, Psicologia Social e Psicometria (16:30 – 18:30 HS.)

“Desenvolvimento de Medidas em saúde mental do Laboratório De Avaliação Psicológica Em Saúde Mental – Lapsam” (Makilim Baptista - Universidade de São Francisco)

“Onde você esconde o seu preconceito? Psicologia e medidas implícitas de atitude.” (Airi M. Sacco - Universidade Federal de Pelotas)

“Laranjas e bananas? A necessidade de evidências de invariância da medida e o problema da comparação de grupos.” (Cristian Zanon - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Mediação: André Faro (UFS)

Encerramento e premiação dos trabalhos (18:30 – 19:00 HS.)

Equipe Hênio dos Santos Rodrigues Laís Santos Noêmia Alice Nery Lobão Mariana Menezes Joana Santos Lizandra Menezes Isabelle Haiaara Daiane Nunes Brenda Fernanda P. da Silva Realização GPSAIR GRUPO DE PESQUISA SOCIALIZAÇÃO DAS ATITUDES INTERGRUPAIS E RACISMO NSEPR GRUPO DE PESQUISA NORMAS SOCIAIS, ESTEREÓTIPOS, PRECONCEITO E RACISMO

Para mais informações, entre em contato através do telefone 3194-6784.