01 de outubro a 03 de outubro

XVI Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos para Terceira Idades e XV Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior

O XVI Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior, XV Encontro de Estudantes da Terceira Idade de Instituição de Ensino Superior e o IV Seminário Internacional de ABRUNATI irão acontecer na Universidade Federal de Sergipe, campus de São Cristovão e terão como tema "A Sociedade Longeva: desafios para a gerontologia na sustentabilidade de um envelhecimento ativo".

Os Eventos têm a preocupação de desenvolver atividades na universidade, com base no tripé ensino, pesquisa e extensão, e desempenhar o papel social na produção e aplicação do conhecimento qualificado, bem como, na formação de pessoas capacitadas para o agir gerontológico, com reflexões críticas, mudança de paradigmas e inovação social, no que se refere ao viver e envelhecer.

O Estado de Sergipe já sediou tão magnânimo evento científico, político e cultural, em 2005. Foi mais uma vez escolhido para neste ano de 2019, receber estudiosos do processo de envelhecimento humano, pesquisadores, professores, estudantes da terceira idade, grupos artísticos e culturais de todo o Brasil e também pesquisadores de outros países que estão sendo convidados, já inclusive, confirmado presenças. É uma grande oportunidade e honra para os sergipanos, poder estabelecer a troca de saberes e conhecimentos entre brasileiros e pessoas de outros países que estão sendo convidados.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

Dia 01/10/2019 (terça-feira)

Local: Auditório do Ministério Público de Aracaju

08:00h – Recepção aos participantes

09:00h - Abertura Oficial

10:00h - Mesa de Diálogo “ Sociedade longeva e a sustentabilidades das políticas sociais”.

Participantes convidados: Os representantes: Minis. da Educação , Minis. da Saúde, Minis.Direitos Humanos, da Mulher e da Família, Minis. da Previdência Social, da SBGG, ABRUNATI.

Coordenação: Noêmia Lima Silva

13:30h : Local – Hall da Reitoria - UFS

CREDENCIAMENTO

14:30h Auditório da Reitoria

Painel 1: Educação e os Projetos de UNATIs nas Instituições de Ensino Superior: estratégia de inclusão social para idosos no Brasil.

PALESTRANTES (a definir)

16:00h Local: Auditório da Reitoria

Painel 2: “Vida Ativa e Direitos humanos para população idosa na atual conjuntura ”

17:30 horas - Ala de Vivencia

Atividades artístico culturais

Exposições

Dia 02/10/2019 (quarta-feira)

8:00 às 12:00 h e 14:00 às 17:00h – Haal da Reitoria

Apresentação dos Trabalhos científicos aprovados (Poster)

8:30h às 12:00 – Salas de aula

Oficinas temáticas : 1. Se ligue na língua; 2. Inglês para viagem; 3. A leitura leva a conhecer o mundo; 4. Sorrindo para a vida; 5. Saúde emocional e saúde mental; 6. Mente ativa e cuidados da memória; 7. Saude financeira.

8:30 às 10:00 horas – Auditorio da Reitoria

Painel 3 – Saúde e longevidade num envelhecimento ativo Facilitadores Convidados

10:15 às 12:00 horas – Auditório da Reitoria

Painel 4: Dialogo aberto: Terceira Idade e experiências entre profissionais

14:00 às 16:00h -Auditório da Reitoria

Mesa Redonda: “Transversalidade na terceira idade: gênero, etnia, social, cultural, religiosa”

16:15 horas Auditório da Reitoria

Espaço de debate : Reforma da Previdência Social e as perspectivas para os idosos.

17:30 horas ATIVIDADES ARTISTICO CULTURAIS – Ala da Vivencia

Exposições

DIA 03/10/2018 (quinta-feira)

8:30 h às 09:20h – Auditorio da Reitoria

“Palestra: Desafios da convivência familiar e social na intergeracionalidade”

Palestrante Convidado

9:40h- as 11:00 h Local – Auditório da Reitoria

Encontro Nacional dos Estudantes da Terceira Idade

COORDENADOR E RELATOR

Eixos para discussão:

1. Situação de Moradia no Brasil para pessoas idosas

2. A Saúde do idoso brasileiro está doente

3. Educação: aprender não tem idade

4. Oportunidades de Trabalho na velhice

5. Pessoas idosas e participação ativa na política brasileira

6. Estudantes da terceira idade nas universidades e participação na política interna nas IES

11:20h às 12:00h– Elaboração da síntese dos estudantes para Construção da carta de Aracaju

Reunião Nacional dos Coordenadores de Projetos nas IES

9:40h às 12:00h -Local - Sala dos Conselhos Superiores

Avaliação dos projetos UNATIS e elaboração de propostas para a carta de Aracaju.

Encontro Nacional das LIGAS de Estudantes-Geriatria e Gerontologia

10:00h - Local – Auditório da DID VI

14:00h – Auditório da Reitoria

•Plenária Final

• Elaboração da Carta de Aracaju e aprovação – sugestões de encaminhamento da carta de Aracaju

• Escolha do Estado sede do XVII Fórum Nacional.

• Avaliação do Evento

16:00 h Local - Auditório da Reitoria