14 de agosto a 22 de agosto

II Semana do Economista na UFS

Em agosto é comemorado o dia do economista e, como não poderia deixar de ser, a categoria se reúne para, além de se confraternizar e celebrar a data, refletir sobre a realidade do país.

Em 2019, o Conselho Regional de Economia em Sergipe (Corecon-SE), em parceria com a secção estadual da Associação Brasileira dos Economistas pela Democracia (ABED-SE), o Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe (DEE/UFS) e o Centro Acadêmico Celso Furtado (Cacef), somaram esforços para realizar uma ampla programação marcando o mês do economista. Estão programados minicursos instrumentais e palestras sobre a conjuntura política e econômica do Brasil e sobre as perspectivas da economia sergipana.

As atividades estão distribuídas em duas semanas, a primeira ( dias 14, 15 e 16 de agosto) coordenada pelo Centro Acadêmico Celso Furtado (Cacef) e pelo Departamento de Economia da UFS, intitulada 2ª Semeco- Semana de Economia, e na semana seguinte (21 e 22 de agosto), coordenada pelo Corecon-SE, ABED-SE e pelo Departamento de Economia e Núcleo de Pós-Graduação de Economia da Universidade Federal de Sergipe.

O Mês do Economista conta com o apoio do Conselho Federal de Economia (Cofecon) e do Banco do Nordeste. Todas as atividades serão realizadas no Campus da Universidade Federal de Sergipe.

Serão conferidos certificados de participação das palestras e minicursos.

2ª Semana do Economista Cacef. 2ª Semeco.Dias 14 a 16 de agosto

Dia 14, Quarta-feira

15:00 hs. Abertura: DEE/Cacef/Corecon/ABED (Auditório Bicen)

16:00 hs. Palestra. Investimentos Inteligentes- Real Investe. (Auditório Bicen)

18:00 hs. Palestra. Juros, Moeda e Ortodoxia- Uma resenha da contribuição de André Lara Resende. Prof. Dr. Marco Antônio Jorge.(Auditório Bicen)

19:00 hs. Palestra Oportunidades no mercado Financeiro- WERT (Auditório do CCSA)

Dia 15, Quinta-feira

15:00 hs. Palestra: Desenvolvimento Sergipano: estratégias de atração de investimentos- Codise (Auditório BICEN)

17:00 hs. Visita Técnica. Sergipetec (Parque Tecnológico de Sergipe)

19:00 hs. Palestra. Finanças em R-Prof. Dr. Fábio Moura (Auditório CCSA II)

20:00 hs. Palestra. Impacto no Mercado de Trabalho da Indústria 4.0. Economista MSC Rodrigo Rocha, da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe- FIES (Auditório CCSA II)

Dia 16, Sexta-feira

15:00 hs. Palestra: A PEC do Teto do Gasto. Prof. Dr. Luiz Carlos Ribeiro (Auditório BICEN)

17:00 hs. Palestra. O futuro da Profissão do Economista. Prof. Dr. Luiz Rogério de Camargo(Auditório BICEN)

19:00 hs. Palestra. O Programa Future-se – A Confirmar (Auditório do CCSA II)

Semana do Economista- Corecon/ABED/DEE UFS- Dias 21 e 22 de Agosto

Dia 21 - Quarta-feira

Tarde: Local: Laboratório do Departamento de Economia- Labine.

15:00 -18:00 hs. Minicurso- Ferramenta Estatística Gretl (Gnu Regression, Econometrics and Time-series Library). Economista MSC Emerson Sousa- Advocacia Geral da União (LABINE)

Noite. Local: Auditório do CCSA II

19:00. Hs Mesa de Abertura da Semana do Economista- CORECON/ABED

19:30 hs. Palestra. Conjuntura Econômica e Política do Brasil Palestrante: Economista Wellington Leonardo da Silva – Presidente do Conselho Federal de Economia,

20:30 Solenidade de entrega da Medalha do Mérito Econômico -2º Desafio: Quero ser economista

21:00 hs. Coquetel de Congraçamento pelo Dia do Economista

Dia 22 - Quinta-feira

Tarde: Local: Laboratório do Departamento de Economia- Labine.

15:00 -18:00 hs. Minicurso- Métodos de Economia Regional. Prof.Dr Luiz Carlos Ribeiro (Labine)

Noite. Local: Auditório do Adufs

19:00 hs. Palestra. Crise e Perspectivas da Economia Sergipana-