Seg, 14 de março de 2011, 07:38

Professores são homenageados pela Prefeitura de Lagarto

O reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho e os professores do Departamento de História Antônio Lindvaldo Sousa e Terezinha Alves de Oliva serão homenageados nesta sexta-feira, 18, pela Prefeitura de Lagarto. Receberão a Comenda Daltro, outorgada àqueles que com destacada atuação profissional, social ou política tenham contribuído ou prestado serviços relevantes à pesquisa histórica, bem como estimulado ou disseminado a cultura lagartense. Leia a justificativa para escolha dos nomes da UFS.

Mais oito nomes (e não dez, como informado anteriormente) receberão a comenda, dentre eles o governador Marcelo Déda (veja a lista completa). A cerimônia, que ocorrerá às 20h no Ginásio de Esportes Frei Cristóvão, faz parte do encerramento do Ano Daltro, celebração em homenagem ao centenário de falecimento (1910-2010) do monsenhor João Batista de Carvalho Daltro.

O evento é uma realização da Prefeitura de Lagarto, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Piedade e o Departamento de História da UFS, através do Grupo de Pesquisa Cultura, Identidades e Religiosidades (GPCIR). As atividades iniciaram em 2 de fevereiro de 2010.

Conheça a programação completa do encerramento.

Histórico*

Nascido em Simão Dias, no dia 23 de junho de 1823, João Batista de Carvalho Daltro chegou a Lagarto em 1874, onde foi nomeado vigário de 24 de junho de 1875 a 2 de fevereiro de 1910. Sua formação intelectual, basicamente, se deu entre as cidades de Estância (Colégio Barroso) e São Cristóvão. Em 22 de Março de 1847 matriculou-se no seminário da Bahia, iniciando sua formação pastoral até 1853, onde recebeu ordens sacras.

Foi ordenado no Seminário Santa Tereza na época de D. Romualdo Antonio de Seixas (1828-1860). Está inserido na segunda fase da gestão deste Arcebispo da Bahia, onde se colocava ênfase no papel da Igreja como defensora da ordem estabelecida.

Monsenhor Daltro afastou-se da função vigário de Lagarto dada uma forte alteração de sua saúde. Adoecera seriamente, vindo a falecer no dia a 2 de fevereiro de 1910 em sua cidade natal vitimado de câncer de próstata.

*Fonte: Blog do professor Claudefranklin Monteiro Santos, do Departamento de História da UFS e do Grupo de Pesquisa Cultura, Identidades e Religiosidades (GPCIR). Visite.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Seg, 14 de março de 2011, 07:41