Ter, 15 de março de 2011, 09:00

Prefcamp esclarece dúvidas sobre reforma e ampliação do anel viário
Prefcamp esclarece dúvidas sobre reforma e ampliação do anel viário

Obra contará com substituição do asfalto das vias internas do campus por paralelepípedos


A Prefeitura do Campus (Prefcamp) divulga parecer técnico em que concede esclarecimentos sobre a reforma do anel viário, obra que contará com a substituição do asfalto das vias internas do campus por paralelepípedos. O texto traz as razões para essa substituição, como os benefícios ambientais, a durabilidade e facilidade de manutenção.

A obra inteira, que envolve a ampliação do anel viário e de estacionamentos no Campus de São Cristóvão, está orçada em R$ de 8.275.956,98 e tem prazo de término previsto para o mês de novembro de 2011.

Leia abaixo o texto na íntegra:

"Por que o asfalto das vias internas do Campus está sendo substituído por paralelepípedos?

Atualmente, ao visitar a Universidade Federal de Sergipe percebemos uma grande movimentação de veículos pesados, como tratores, caminhões e alguns equipamentos trabalhando na retirada do asfalto das vias internas do campus e o substituindo por paralelepípedos. Neste momento, muitas perguntas começam a surgir aos professores, alunos, servidores e visitantes da UFS: Será esta substituição vantajosa? É tecnicamente correta? Será que não poderíamos utilizar este recurso na reforma ou construção de algum departamento? O paralelepípedo é desconfortável para o tráfego de veículos? Para responder tais questões, expomos quais foram as razões que motivaram tal substituição.

Vale a pena lembrar

Nossa rede viária era constituída por pavimentos asfálticos com idade aproximada de 30 anos. O nível de deterioração era bastante avançado, apresentando muito trincamento, remendos e buracos, com a pavimentação sem vida residual.

Viabilidade técnica e econômica

A cargo do Doutor em Engenharia Civil Fernando Albuquerque foi realizado um diagnóstico da pavimentação do Anel Viário em pesquisas científicas conduzidas pela área de Transportes e Geotecnia do curso de Graduação em Engenharia Civil da UFS. A documentação resultante destes estudos foi um relatório de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e um Artigo Técnico apresentado na 40ª Reunião Anual de Pavimentação, ambos no ano de 2010. Estas documentações serviram de subsídio para a tomada de decisão por parte da Equipe Técnica Projetista da Prefeitura do Campus de São Cristóvão.

Para entendermos os resultados desta pesquisa precisamos conhecer dois índices: Pavement Condition Index (PCI) e o Índice de Gravidade Global (IGG). Ambos os índices servem para caracterizar a serventia do pavimento de acordo com a sua condição superficial. Os resultados encontrados em ambos os índices no anel viário da UFS foram: ruim, muito ruim, péssima.

Segundo o Manual de Restauração de Pavimentos Asfálticos do DNIT, esta condição identificada nos pavimentos (ruim – muito ruim – péssima) configura a necessidade de reconstrução das vias.

A necessidade de alteração nas características estruturais das camadas era flagrante, e a escolha da substituição de asfalto por paralelepípedos considerou, dentre outras vantagens, a viabilidade econômica e técnica, diante dos menores custos de construção e manutenção.

Além da avaliação da pavimentação, foi realizado também um Levantamento topográfico das vias do Campus. Neste estudo foram observadas as deficiências de drenagem da pavimentação, cujos resultados apontaram várias necessidades de melhoria, principalmente na correção do greide final de pavimentação, que são segmentos de retas com elevações, que associadas às curvas definem o traçado das vias. Para que haja o perfeito escoamento das águas das chuvas é necessário que as elevações dos greides tenham inclinação suficiente .

Um estudo de tráfego também foi realizado no ano de 2010 para avaliar os esforços que os pavimentos deveriam suportar em 20 anos. Os levantamentos de tráfego foram realizados durante uma semana do período letivo, de segunda-feira a sexta-feira, das 06 horas às 21 horas.

Vale salientar que as análises de carga do tráfego levaram em consideração a velocidade média permitida nas vias da UFS, que deve ser inferior a 40 km/h. A substituição de asfalto por paralelepípedos servirá para inibir os condutores de veículos ao excesso de velocidade.

A opção por revestimento em paralelepípedos também agrega benefícios ambientais, pois, como as pedras graníticas são de cor clara, isto acarreta em maior refração da luz solar e em menor absorção de calor pela pavimentação.

Outro ponto muito importante é a origem da fonte de recurso da reforma do anel viário, trata-se de uma emenda parlamentar. De acordo com a Constituição, a emenda parlamentar é o instrumento que o Congresso Nacional possui para participar da elaboração do orçamento anual. Sendo assim essa fonte de recurso foi destinada exclusivamente para reformar o anel viário.

Itens que serão contemplados na reforma do anel viário:

- Recuperação e ampliação da rede de drenagem existente e ajuste no greide final das vias, corrigindo problemas frequentemente enfrentados pela comunidade universitária de acúmulo de águas de chuvas nas vias.

- Reforma de aproximadamente 30.000m2 das vias internas do campus, reduzindo desta forma os riscos de acidentes e danos a veículos da comunidade universitária por não estar mais sujeita a trafegar em vias defeituosas.

- Para promover a acessibilidade, serão recuperados e criados novos passeios, com área aproximada de 20.000m2, para pedestres, incluindo passagens de níveis, onde o cadeirante poderá cruzar as vias no mesmo nível da calçada;

- Implantação de completa sinalização viária.

- Todo o revestimento asfáltico removido será reutilizado como base para o novo acesso de veículos de carga para o almoxarifado do campus. Desta forma, será evitada a criação de um passivo ambiental pela UFS.

- Criação e reforma dos estacionamentos de veículos para atender às demandas geradas pela ampliação de cursos e vagas na UFS. Como exemplo podemos citar o estacionamento projetado entre o CODAP e o DEF, com área aproximada de 7200,00m2, com 290 novas vagas de estacionamento e mais de 50 novas mudas de árvores plantadas.

- Várias atividades de pesquisa e extensão estão planejadas, tanto durante o projeto e supervisão da obra, quanto ao longo da vida útil dos pavimentos, servindo como mecanismo para a UFS interagir com a sociedade e o meio científico nacional, além de ajudar na melhor formação de alunos de graduação e pós-graduação.

Para esta reforma e ampliação do anel viário e estacionamentos do Campus de São Cristóvão fora firmado o contrato n°1355.146/2010-UFS com a empresa Bracom Construtora Ltda, e orçada em R$ de 8.275.956,98, o prazo para término da obra está previsto para o mês de novembro de 2011.

Jorge Antonio Vieira Gonçalves."

Ascom
comunica@ufs.br


Atualizado em: Sex, 18 de março de 2011, 09:18