Sex, 26 de junho de 2015, 13:39

Pista de atletismo promete revolucionar esporte em Sergipe
Pista de atletismo promete revolucionar esporte em Sergipe
11658881 911176008949258 522329836 o
Material a ser utilizado conta com moderno sistema de absorção de impactos
Material a ser utilizado conta com moderno sistema de absorção de impactos
Professor Raphael Fabrício
Professor Raphael Fabrício
11650770 911172628949596 1236034276 n
Obra ficará pronta nos próximos meses
Uma pista de atletismo de alto rendimento certificada pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). É esta a obra que a Universidade Federal de Sergipe (UFS) entregará nos próximos meses para a população sergipana. Pública, sintética, com oito raias, desenvolvida com um moderno sistema de absorção de impactos, extremamente durável, resistente à abrasão e ao uso de sapatilhas, ela atenderá às necessidades dos atletas de alto rendimento de Sergipe.
Com a promessa de revolucionar o atletismo sergipano, a obra está sendo construída pela empresa Recoma Construções, Comércio e Indústria LTDA e está orçada em R$ 4.382.009,24. Os recursos para a construção da pista foram disponibilizados por meio do deputado federal Valadares Filho, que visitou a obra na manhã de hoje, 26, junto com o reitor da UFS, Angelo Antoniolli, e técnicos e assessores da UFS.
Confira a galeria de imagens da visita.
Para Valadares Filho, a obra é mais um fruto da sua parceria exitosa com a UFS. “Há cerca de dois anos, enquanto membro da Comissão de Esportes na Câmara dos Deputados, recebi do reitor Angelo Antoniolli esta proposta e me pus a pleitear o apoio do Ministério dos Esportes. Agora é uma questão de tempo para colhermos os resultados que irão fortalecer o esporte sergipano e, logicamente, o do Brasil”, lembra o deputado federal.
O reitor Angelo Antoniolli acredita que, para além da tecnologia empregada no projeto, é com a capacidade dos servidores e estudantes da UFS que a pista servirá plenamente a toda a comunidade. “Esperamos que estudantes das escolas públicas, dentre tantos jovens sergipanos, tenham no esporte mais uma atividade onde eles se encontrem como cidadãos e se orgulhem do seu Estado”, afirma.
Multidisciplinaridade
Na pista será possível que atletas sergipanos que realizam saltos, arremessos e corridas tenham condições de treinar com excelência sem que precisem se deslocar para outros Estados. Depois de sua construção, o que deve acontecer em um prazo de 270 dias corridos, a pista da UFS estará apta para receber competições de grande porte e assim elevar o nome de Sergipe no cenário nacional.
Além de atender aos desportistas da área e suprir uma demanda do esporte sergipano, a nova pista de atletismo será utilizada pelos estudantes e docentes da UFS, que terão um espaço apropriado para desenvolver suas pesquisas e treinamentos. Concebido para ser utilizada como um grande espaço multidisciplinar de conhecimento, a pista irá servir às mais diversas áreas, a exemplo da Educação Física, Medicina, Fisioterapia e Nutrição. De acordo com o professor Raphael Fabrício de Souza, do Departamento de Educação Física, “a nova pista, por ser federal e pública, atende a toda a comunidade, seja universitária ou não, pois ela irá proporcionar um incremento das atividades de extensão”.
“A expectativa é de que com a pista tecnológica possamos ajudar a desenvolver o atletismo no Estado que ainda é bastante incipiente no Estado. Quando a pista estiver pronta incentivaremos ainda mais os talentos de Sergipe a utilizá-la. Será uma grande conquista, pois ela possui tecnologia para redução de lesões, capacidade para diminuição em média de 4 segundos do tempo de prova dos atletas, dentre outras características”, explica Raphael Fabrício, que é professor das disciplinas Bases Metodológicas em Atletismo I e II.
Para que a pista seja ainda mais completa, será adquirido um conjunto de acessórios para treinamentos e competições composto por 400 metros de guias de balizamento interno em alumínio, gaiola para arremesso de disco e martelo, seis conjuntos de tábuas de impulsão para saltos, dois conjuntos de caixa de acoplamento para saltos com vara, além de trave ajustável para steeplechase (corrida com obstáculos) e dois dispositivos metálicos para arremesso de peso.
Assessoria de Imprensa da Reitoria
Fotografias: Schirlene Reis (Ascom/UFS)


Atualizado em: Sex, 26 de junho de 2015, 14:20
Notícias UFS