Seg, 03 de outubro de 2016, 17:52

Restaurante Universitário implanta sistema de créditos emergenciais
Novo sistema funcionará a partir de quarta, 5 de outubro
Segundo o vice-reitor André Maurício, mudança atende a uma demanda da administração da UFS e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). (foto: Adilson Andrade/Ascom-UFS)

Com o intuito de facilitar a vida dos estudantes, a Universidade Federal de Sergipe lança nesta quarta-feira, 5, o novo sistema de créditos do Restaurante Universitário (Resun). O sistema foi desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia de Informação da UFS (NTI) a partir de uma demanda da administração da universidade e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

O novo sistema possibilitará a todos os alunos solicitar créditos emergenciais por meio do SIGAA, caso esqueçam de comprar os créditos com o tempo mínimo para a compensação bancária. Se antes os estudantes precisavam esperar três dias para que os créditos fossem computados, restringindo seu acesso ao Resun durante esse tempo, agora eles terão acesso a um máximo de dois almoços e dois jantares antecipadamente.

Os valores desses créditos antecipados serão cobrados na próxima GRU que o estudante gerar.

Outra novidade do sistema é que agora o usuário não precisará mais realizar a troca de crédito entre as refeições. Isso significa que caso se tenha apenas crédito para o jantar, o sistema vai transferir automaticamente esse crédito se o usuário for almoçar, e vice-versa.

Créditos emergenciais darão acesso a um máximo de dois almoços e dois jantares.

Para o vice-reitor André Maurício, há dois pontos a serem destacados no desenvolvimento do novo sistema. “Primeiro, os alunos podem utilizar o Resun antes dos três dias de compensação dos créditos; segundo, o sistema foi preparado para ser aplicado em todos os possíveis restaurantes universitários nos outros campi”, diz.

Ainda segundo André Maurício, o novo sistema do Resun também poderá trabalhar off-line. “Em casos em que a internet pare de funcionar, o próprio sistema continuará funcionando como um servidor local. Antes dependíamos dessa ligação direta apenas com o servidor da internet, agora temos também com os computadores locais, de modo que enquanto estivermos com rede usamos o servidor geral e quando não, usamos o local”, explica.

Atualizado em: Seg, 03 de outubro de 2016, 18:01