Sex, 21 de outubro de 2016, 12:52

Estudantes de escolas públicas visitam exposições no Departamento de Morfologia
Mostras trouxeram peças anatômicas e parasitos
Exposição de peças anatômicas é resultado do projeto 'Humanato', do professor Marcos Vinicius da Silva.

O Departamento de Morfologia (DMO) recebeu ontem, 20, alunos de escolas públicas que visitaram as exposições de peças anatômicas e de parasitos, respectivamente organizadas pelos professores Marcos Vinicius da Silva e Luciene Barbosa.

Veja as fotos do evento.

Segundo o professor Marcos, responsável pela “I Exposição de Peças Anatômicas”, que é resultado do projeto de monitoria “Humanato”, a proposta surgiu da necessidade de mostrar as peças não apenas à comunidade acadêmica, mas também ao público de fora. “Pretendo fazer um projeto maior, com o apoio da universidade, para que a exposição permaneça fixa a cada ano para estimular os alunos de outros colégios. Pretendo inserir palestras com médicos que expliquem o benefício de uma anatomia tão aprofundada com detalhes”.

Daniela Marques, 21, uma dos 27 monitores do projeto, desenvolveu um trabalho em torno da dissecação das artérias mesentéricas e da parede posterior do abdome e pelve maior.

Projeto 'Por Dentro da UFS' traz estudantes do ensino médio da rede pública às dependências da UFS.

“As artérias mesentéricas que irrigam o intestino não existiam aqui na UFS, e elas são importantes para a formação do médico. A gente fez uma peça que mostra todas essas artérias, e agora elas já podem ser usadas pelos estudantes no próximo período”, explica a estudante.

Segundo Lucas Thierry, 19, que expôs seu trabalho em torno das estruturas do coração, o projeto tem como objetivos dissecar as peças anatômicas e apresentar os resultados à comunidade. “Essas peças vão ter novas estruturas e as variações anatômicas das estruturas velhas estão melhores para serem observadas”, diz.

Conhecendo os parasitos

Coordenado pela professora Luciene Barbosa, o projeto 'Conhecendo alguns parasitos' apresentou os mais comuns em Aracaju.

De acordo com a professora Luciene Barbosa, responsável pelo projeto “Conhecendo alguns parasitos”, as exposições são importantes por complementar o aprendizado dos estudantes que estão se preparando para o Enem.

“Eu selecionei alguns parasitos: ciclo da esquistossomose, ciclo da dengue, ascaris, piolho e leishmaniose. Eu peguei esses temas porque eles são comuns aqui na cidade de Aracaju. Então, o meu objetivo é trazer as escolas para que os alunos possam conhecer os vermes adultos e se proteger”.

Artur Neves Cardoso, 18, é um dos estudantes atentos às explicações feitas pelos monitores nas duas exposições. O estudante do 3° ano do ensino médio do Colégio de Aplicação, que pretende cursar Medicina, considera que elas contribuem para a escolha de qual curso escolher. “Se a pessoa não sabe direito o que cursar, isso vai ajudá-la a ter uma melhor definição do que pode encontrar”.

Convicto de sua decisão, Artur relata que as exposições ajudaram a ver o que ele irá encontrar no curso. “Tenho interesse pelo corpo humano. Não quero fazer Medicina apenas para atuar em laboratório, e sim para servir às Forças Armadas. Quero ser médico da Aeronáutica”, destaca.

Por Dentro da UFS

Exposições fizeram parte das atividades da 3ª Semana Acadêmico-Cultural da UFS. (fotos: Ronaldo Gomes/bolsista Ascom-UFS)

As exposições fazem parte das atividades organizadas pelo projeto permanente “Por Dentro da UFS”, que faz parte da Divisão de Análise de Desempenho Acadêmico (Diade), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Segundo Geovânia Carvalho, coordenadora do projeto, há uma programação organizada para recepcionar as visitas previamente agendadas dos alunos do ensino médio da rede pública; e, nesta semana, o projeto se intensifica pela inserção na programação da 3ª Semac.

“A Semac, como um todo, é um grande mérito da universidade, que aglutina todos os departamentos e cursos. A UFS fala uma única linguagem durante essa semana acadêmica, e é maravilhoso porque é um momento em que a universidade se autorreconhece. Além disso, nós temos a presença do público externo. No caso do ‘Por Dentro da UFS’, nós temos um momento ímpar tanto para os alunos quanto para os professores”, ressalta Geovânia.

Atualizado em: Sex, 21 de outubro de 2016, 13:18