Ter, 25 de outubro de 2016, 17:50

Feira de Ciência de Sergipe integra experimentos científicos e arte
Evento acontece dia 28 de outubro, a partir das 8h

Com o objetivo de aproximar a população de temas relacionados à ciência de forma lúdica com apresentações artísticas e experimentos científicos, na próxima sexta-feira, 28, a partir das 8h, acontecerá a Feira de Ciências de Sergipe na Universidade Federal de Sergipe (UFS). A feira integra as ações da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT), que acontece até o dia 28 de outubro, em Sergipe.

Uma das atividades que acontecerá durante a Feira de Ciências de Sergipe é a Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Artes de Sergipe (Cienart), que mobiliza professores e alunos em torno de temas e atividades de Ciência, Tecnologia e Artes. Durante a feira serão apresentados mais de 100 projetos de escolas públicas, particulares, projetos de popularização e a apresentação de trabalhos artísticos.

A professora Eva Maria Siqueira Alves destaca que a feira vem crescendo a cada ano com a participação de mais escolas. "A nossa expectativa é atingir a cada ano mais escolas de todas as regiões de Sergipe. Serão expostos trabalhos da Cienart, popularização científica contando com mais de 10 instituições de ensino e pesquisa. Os trabalhos da Cienart são produzidos por professores da rede estadual, municipal, particular e federal. São professores, alunos e instituições que vão expor os seus trabalhos".

A coordenadora do Programa de Comunicação Científica e Tecnológica da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec/SE), Rosane Barros, destaca que a feira é um momento de interação com a ciência, através dos projetos que estão sendo expostos pelos alunos.

“Ao longo do ano, professores e alunos foram motivados para participar dessa feira. Temos projetos em todas as áreas do conhecimento que serão expostas para que a população possa participar. Além das escolas, as instituições de pesquisa e ensino também estarão presentes para mostrar as ações que serão realizadas em Sergipe sobre ciência, tecnologia e inovação”, afirmou Rosane.

Parceiros

A feira de ciências conta com a parceria da UFS, Cienart, Fapitec/SE, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Secretaria de Estado da Educação (SEED), Instituto Federal de Sergipe (IFS), Embrapa Tabuleiros Costeiros, Instituto de Pesquisa de Sergipe (ITPs), Museu da Gente Sergipana, Universidade Federal de Sergipe (Unit), Casa da Ciência (CCTECA), Faculdade de Negócios de Sergipe (Fanese), Sergipe Parque Tecnológico (SsergipeTec).

SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi criada em 2004 com o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país. A ideia é criar uma linguagem acessível por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. Em Sergipe, a programação encerra no dia 28 de outubro com a Feira de Ciências de Sergipe, que acontecerá na Universidade Federal de Sergipe (UFS) a partir das 8h.

Assessoria de comunicação da Fapitec


Notícias UFS