Qui, 22 de setembro de 2011, 06:38

UFS recebe da RNP nova capacidade da rede acadêmica

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa amplia, em Sergipe, de 34 mbps para 10 gbps a conectividade da rede

22/08/2011

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) realiza na terça-feira, 23, na UFS a cerimônia de entrega da nova capacidade da rede acadêmica nacional, a rede Ipê, no estado. A solenidade acontece, às 9h30, na Sala de Reuniões do Conselho Universitário (Consu), no campus de São Cristóvão.

Primeira rede óptica nacional acadêmica da América Latina, a rede Ipê foi lançada pela RNP em 2005. Em maio de 2011, a rede teve sua capacidade agregada ampliada em 280%, de aproximadamente 60 gbps para 230 gbps. Este avanço beneficia diretamente as atividades de pesquisa, ciência, tecnologia, educação superior e cultura do país, além de elevar a Internet acadêmica brasileira ao patamar das mais avançadas redes do mundo.

Nesta nova configuração do backbone acadêmico, os enlaces mutigigabits (acima de 1 gbps) da rede Ipê, que até então somavam 10, serão ampliados para 24 das 27 Unidades da Federação, incluindo Sergipe, cuja capacidade será ampliada de 34 mbps para 10 gbps.

A RNP mantém na UFS um Ponto de Presença (PoP) da rede. A solenidade de entrega da nova capacidade da rede terá a participação do reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho, do vice Angelo Antoniolli, do diretor geral da RNP Nelson Simões, do diretor de Engenharia e Operações Alexandre Grojsgold e de membros do comitê gestor da Rede Comunitária de Educação e Pesquisa (Redecomep) de Sergipe, além de representantes de instituições de educação e tecnologia do estado.

Sobre a RNP

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), mantida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT), da Educação (MEC) e da Cultura (MinC), é classificada como Organização Social (OS) sem fins lucrativos. Pioneira no acesso à Internet no Brasil, a RNP opera a rede Ipê com Pontos de Presença em 27 unidades da federação.

A rede interconecta mais de 500 instituições de educação superior e de pesquisa. São aproximadamente três milhões e meio de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançada para comunicação, computação e experimentação, o que garante a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde e Cultura.

A RNP tem como missão promover o uso inovador de redes avançadas no Brasil. Por isto, além de prover conectividade, busca também:

- Promover o desenvolvimento tecnológico de novos protocolos, serviços e aplicações de redes;
- Prover serviços de infraestrutura de redes IP (Protocolo Internet) avançadas para atividades de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, educação e cultura;
- Promover a disseminação de tecnologias através da implantação, em nível de produção, de novos protocolos, serviços e aplicações de redes, da capacitação de recursos humanos e da difusão de informações;
- Planejar e empreender projetos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para o desenvolvimento e uso de aplicações e serviços inovadores.

Histórico

Em maio de 2010 a RNP assinou um acordo com a empresa de telecomunicações Oi, que se comprometeu a disponibilizar parte de sua infraestrutura de fibras ópticas para uso não comercial pela organização. No mesmo ano, a RNP iniciou a implantação da nova geração da rede acadêmica por ela operada. O acordo foi resultado de um compromisso firmado com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na época da compra da Brasil Telecom (BrT).

Para autorizar que a Oi adquirisse a BrT, a Anatel estabeleceu que a nova companhia deveria investir em P&D, ao longo de 10 anos, valores correspondentes a 100% do recolhimento feito anualmente ao Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (FUNTELL), o que equivale hoje a cerca de R$ 140 milhões.

Com informações da Assessoria de Comunicação da RNP

Atualizado em: Qui, 22 de setembro de 2011, 06:39