Qui, 06 de abril de 2017, 13:33

HU promove roda de conversa sobre hanseníase
Pacientes receberam cartilha com orientações ilustradas sobre exercícios que podem evitar ou atenuar incapacidades e deformidades físicas

Hanseníase: preconceitos, desafios e autoestima. Este foi o tema de uma roda de conversa promovida nesta quinta-feira, 6, no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A iniciativa teve a presença da psicóloga Denise Souza, que atua no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Prefeitura Municipal de Aracaju, e se dispôs a conversar com os pacientes do HU que estão em tratamento.

“A minha ideia é fazer o sujeito encontrar o seu lugar de sujeito, e não apenas de paciente. Ainda permanece em nossa sociedade, infelizmente, um tabu muito antigo, relacionado a feridas, ao contágio, e isso prejudica a autoestima de quem está em tratamento”, declarou Denise.

Acompanhamento

“A minha ideia é fazer o sujeito encontrar o seu lugar de sujeito, e não apenas de paciente. Ainda permanece em nossa sociedade, infelizmente, um tabu muito antigo, relacionado a feridas, ao contágio, e isso prejudica a autoestima de quem está em tratamento”, declarou a psicóloga Denise Souza. (foto: Unidade de Comunicação do HU)

De acordo com a fisioterapeuta Danielle Mota, uma das organizadoras da iniciativa, atualmente dez pacientes participam de um trabalho de acompanhamento conduzido por ela e pela fisioterapeuta Eline Cunha. “Fazemos um trabalho de prevenção de incapacidades, como a perda de sensibilidade, que acomete os nervos e, consequentemente, a força. A hanseníase tem cura e seu tratamento é gratuitamente ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica Danielle.

“Hoje é a nossa primeira roda de conversa com a profissional de psicologia. Nossa intenção é realizá-la a cada dois meses, pois sabemos da importância desse tipo de acompanhamento”, complementa Eline.

Aprovação

Um dos pacientes que aprovaram a iniciativa foi o aposentado Elizeu Dantas. “É uma oportunidade muito boa para a gente tirar algumas dúvidas. Já estou há dois anos em tratamento e agradeço muito ao pessoal do Hospital Universitário pela dedicação”, declarou. A lavradora Terezinha dos Anjos, em tratamento há seis meses, também participou do evento. “Eu achei muito boa essa ideia de trazer uma psicóloga, é muito importante para a gente um momento desse”, disse.

Ao final da conversa, os pacientes receberam uma cartilha elaborada pelas fisioterapeutas Eline Cunha, Danielle Mota e a discente Vanessa Santos. O material traz orientações ilustradas sobre exercícios que podem evitar ou atenuar incapacidades e deformidades físicas.

Hanseníase

A cartilha informa ainda que a hanseníase é uma doença crônica, transmissível, que se dá pelas vias aéreas superiores de uma pessoa doente, sem tratamento, para outra, após um contato próximo e prolongado, especialmente os de convivência domiciliar. Tem predileção pela pele e nervos periféricos. O tratamento é feito por via oral com uma associação de três antibióticos. Contudo, o seu diagnóstico deve ser precoce, a fim de minimizar os riscos da doença.

Unidade de Comunicação do HU

Atualizado em: Qui, 06 de abril de 2017, 17:12