Sex, 19 de maio de 2017, 14:46

Palestra Saúde Financeira envolve colaboradores do HU
Assunto foi abordado pelo professor e consultor empresarial da área de Educação Financeira Corporativa e Finanças Pessoais, André Tavares
Professor esteve no HU, voluntariamente, por meio de convite gerado em uma ação conjunta entre a Divisão de Gestão de Pessoas e a Unidade de Comunicação Social do hospital

Colaboradores do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) tiveram uma boa oportunidade nesta sexta-feira, 19, para aprender um pouco mais sobre Saúde Financeira. O assunto foi tema da palestra do professor e consultor empresarial da área de Educação Financeira Corporativa e Finanças Pessoais, André Tavares. Ele esteve no HU, voluntariamente, por meio de convite gerado em uma ação conjunta entre a Divisão de Gestão de Pessoas e a Unidade de Comunicação Social do hospital.

“As finanças são parte da nossa vida. Defendo sempre que são três os temas que deveriam ser trabalhados desde cedo, na escola: finanças, alimentação e apreciação musical ou de qualquer expressão de arte, pois são fatores que nos acompanham por toda a vida”, disse o palestrante.

Sucesso financeiro

Tavares mostrou ao público uma pesquisa feita com milionários, na qual são descritas por eles atitudes de sucesso financeiro. “Controle completo do seu dinheiro; saber exatamente em que deseja gastar, investir; sempre possuir objetivos e metas bem definidos; possuir perseverança e determinação suficiente para atingi-los; não gastar dinheiro desnecessariamente; fazer o dinheiro trabalhar a seu favor; fugir de dívidas e fazer investimentos estiveram entre as principais respostas”, detalhou.

Outro item abordado foi o controle das despesas, o que deixou o público bastante envolvido. “Não ser sovina; envolver toda a família, inclusive crianças; ter foco no planejamento; contar como receita menos do que o salário e ter instrumentos de auxílio, como aplicativos que controlam os gastos, são algumas das ações que ajudam a controlar as despesas periodicamente”, sugeriu.

Quem assistiu à palestra promete seguir algumas das orientações dadas pelo consultor. Uma dessas pessoas foi o assistente administrativo do HU-UFS, Carlos Oliveira. “No geral eu já tinha uma noção de como me comportar financeiramente, até porque o palestrante foi meu professor na universidade. Mas hoje ficou bem evidente o fato de que tempo não é dinheiro, mas dinheiro é tempo. É preciso valorizar o tempo em relação ao dinheiro para aumentar a nossa qualidade de vida. Hoje não faço mais coisas que eu fazia antes, como trabalhar excessivamente e deixar de aproveitar os meus filhos”, relatou Carlos.

Já a também assistente do HU-UFS, Angélica Oliveira, ressaltou a importância do hábito de pensar antes de gastar. “A pessoa tem que exercitar a reflexão, o autoconhecimento, pensar: estou precisando mesmo disso agora? São atitudes que fazem com que você controle melhor, saiba em que está gastando o seu dinheiro e possa levar um imprevisto, como a compra de remédios, com tranquilidade”, pontuou Angélica.

Palestrante

André Tavares é professor e consultor empresarial da área de Educação Financeira Corporativa e Finanças Pessoais, certificado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima). Atua, desde janeiro de 2014, como comentarista semanal do Jornal Bom dia Sergipe, da TV Sergipe (Rede Globo).

Unidade de Comunicação Social do HU

Atualizado em: Sex, 19 de maio de 2017, 15:12