Ter, 11 de julho de 2017, 15:54

HU sedia curso para aperfeiçoamento de preceptores
Profissionais de odontologia, da rede de atenção básica no SUS, têm a oportunidade de inovar na supervisão de discentes

As atividades práticas nos cursos das ciências da saúde constituem parte indispensável da formação do profissional. Baseado nessa premissa, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) tem sediado, desde maio deste ano, um curso de aperfeiçoamento para odontólogos da rede de atenção básica no SUS. O objetivo do programa é promover a atualização daqueles que atuam como preceptores dos alunos do curso de Odontologia da UFS, estabelecendo um fluxo para troca de saberes. Nesta semana, os participantes envolveram-se num seminário de discussões clínico-acadêmicas, um dos momentos mais marcantes do projeto.

A coordenadora do curso, Alaíde Hermínia, explica que os alunos, quando chegam para fazer as suas práticas nas unidades de saúde dos municípios de Aracaju e São Cristóvão, precisam encontrar preceptores motivados, inovadores e intervencionistas. “A melhor forma de capacitar esses odontólogos é aproximá-los da docência, fazendo com que eles se sintam parte do processo de formação do aluno”, garante.

Temáticas

Além de refletirem sobre as melhores formas de recepcionar o discente, os profissionais discutem os principais problemas que afetam as suas unidades. Nesse processo de confronto entre a realidade e a literatura acadêmica, os participantes pontuam questões socioculturais delicadas. Para o odontólogo Marcelo Costa, o curso tem surpreendido bastante. “As aulas trazem o que há de novo na academia. Estamos aprendendo a ver com outros olhos o conteúdo programático do curso de odontologia, a necessidade dos alunos e a otimização do tempo de práticas”, avalia.

Impacto nas gestões municipais

O resultado dessa iniciativa trará resultados positivos às unidades de saúde dos municípios nos quais os preceptores já atuam. A responsável pela integração saúde-ensino do município de Aracaju, Agda Vasconcelos, concorda com que o aluno deve estar o mais próximo possível do serviço. “Sempre que os preceptores estão capacitados para receber essa demanda, percebemos uma melhora no serviço de saúde oferecido à população”, pontua.

A coordenadora de saúde bucal do município de São Cristóvão, Juliana Rosa, tem a mesma percepção. “Eu já fui estagiária um dia. Sei que a sincronização entre sala de aula e unidade de saúde é essencial. Alunos e preceptores motivados realizam mais atendimentos de qualidade”, relata. Na sua experiência, cursos de aperfeiçoamento estimulam o odontólogo a querer receber o discente como pupilo.

O curso

As atividades desse projeto devem durar seis meses, com encerramento previsto para outubro deste ano. Os encontros dividem-se em aulas teóricas, aulas práticas nos laboratórios do HU-UFS e seminários integradores. Os participantes receberão um certificado emitido pela Pró-reitoria de Extensão da UFS, que lhes servirá também para progressão na carreira profissional.

Unidade de Comunicação Social do HU