Ter, 01 de agosto de 2017, 14:14

Comunicado à comunidade universitária
UFS esclarece a respeito do quadro de restrição orçamentária

Em face dos anúncios veiculados nas mídias sociais e pela imprensa nacional acerca dos cortes nos orçamentos das Universidades Federais, a UFS esclarece à comunidade Universitária que o quadro de restrição orçamentária é fato e atinge a todas as Instituições federais de Ensino Superior do país.

A dotação orçamentária liberada pelo MEC corresponde, até o momento, a 70% das despesas de custeio e aproximadamente 50% das despesas de capital. Caso não haja liberação integral de 100% do limite orçamentário relativo a custeio, haverá, inevitavelmente, sérios problemas de execução de despesas de energia, bolsas, pessoal terceirizado (limpeza, segurança, apoio operacional etc).

A informação repassada extra oficialmente pelo MEC é de um contingenciamento de 15% dos recursos de custeio e de 40% dos recursos de capital. Todas as instituições estão aguardando a definição oficial, sob pena de comprometimento de parte considerável das atividades de manutenção das Universidades Federais, a partir dos meses de setembro e outubro do corrente ano.

Até o momento a UFS tem conseguido manter em dia o pagamento de serviços contratados, de modo que todos os serviços essenciais foram mantidos, a despeito da profunda crise econômica e financeira do país.

Gabinete do Reitor

Atualizado em: Ter, 01 de agosto de 2017, 14:20