Qui, 17 de agosto de 2017, 17:26

Professores são empossados como diretores e vice-diretores de Centro
Cerimônia aconteceu no último dia 14, na Sala de Conselhos

Professores, alunos e técnico-administrativos da UFS se reuniram na tarde da última terça-feira, 14, na Sala de Conselhos, para a cerimônia de posse dos novos diretores dos centros dos campi de São Cristóvão e Laranjeiras.

As eleições, que aconteceram no dia 11 de abril deste ano, elegeram representantes dos Centros de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), Centro de Ciências Agrárias Aplicadas (CCAA) e do Centro do campus de Laranjeiras.

Confira o álbum de fotos do evento.

A importância da integração das diversas áreas de conhecimento que compõem a universidade, além dos desafios que certamente deverão ser enfrentados pelos novos diretores foi o que marcou a fala de Roberto Rodrigues de Souza, professor do Departamento de Engenharia Química (DEQ), eleito diretor do CCET, ao lado do professor Edward David Moreno Ordoñez, do Departamento de Computação (Dcomp), e responsável por discursar em nome dos empossados.

“A universidade é como um corpo humano, então é preciso unir sabendo as diferenças das partes e o papel de cada uma delas. Essa união vai fazer com que consigamos atingir nosso objetivo: uma formação justa e humanitária para os nossos alunos”, disse.

Ele reafirmou também a necessidade de uma articulação entre os centros para a melhoria na educação. “É preciso ousar e ver caminhos para melhorar os rumos da educação no Brasil. Nosso papel é formar profissionais de alta qualidade, tanto humana, quanto cientificamente”.

O professor Roberto Rodrigues discursou em nome dos diretores empossados (Foto: Adilson Andrade – Ascom/UFS)

São Cristóvão

Ana Maria Leal Cardoso é professora do Departamento de Letras Estrangeiras (Dles) e foi eleita diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), ao lado de José Genésio dos Santos, professor do Departamento de Geografia (DGE). Para a professora há muitas dificuldades a serem enfrentadas, levando-se em consideração o momento crítico que o país está passando.

“Não obstante tantas dificuldades que o país enfrenta, dos pontos de vista político, econômico e social — e o CECH enfrentará dificuldades —, estamos juntos porque nossa proposta é trabalhar em prol de uma universidade mais democrática, aberta e transparente”, afirmou. “Nós pretendemos buscar novas perspectivas e lutar, junto com o corpo de diretores que assumem hoje”.

Foram eleitos também os professores Adriano Antunes de Souza Araújo, do Departamento de Farmácia (DFA), e Marco Antônio Prado Nunes, do Departamento de Medicina (DME) para o CCBS, Débora Eleonora Pereira Silva, do Departamento de Administração (DAD), e Valéria Aparecida Bari, do Departamento de Ciência da Informação (DCI), para o CCSA, Veronaldo Souza de oliveira, do Departamento de Zootecnia (DZO), e Renata Silva Mann, do Departamento de Engenharia Agronômica (DEA) ,para o CCAA.

Laranjeiras

O professor Gilson Rambelli, do Departamento de Arqueologia (Darq), foi o representante eleito para a direção do campus de Laranjeiras. Ao lado de Maria Cecília Pereira Tavares, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), ele inicia o segundo mandato como diretor.

Gilson Rambelli disse que durante sua segunda gestão pretender estreitar laços com a comunidade de Laranjeiras (Foto: Adilson Andrade – Ascom/UFS)

“Vamos dar continuidade a algo que já desenvolvemos. Pretendemos reforçar o prédio e acredito que isso nos trará um fôlego para criarmos um ambiente melhor”, contou. “Do ponto de vista de integração dos cursos, estamos tentando fazer com que os alunos fiquem mais no campus, por isso essa reforma [estrutural] será importante; vamos criar um ambiente agradável”.

Rambelli também afirmou que uma das propostas é fazer com que a comunidade acadêmica dialogue ainda mais com a comunidade de Laranjeiras, cidade na qual o campus está localizado.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Sex, 18 de agosto de 2017, 10:20