Seg, 16 de outubro de 2017, 11:10

HU realiza mutirão de prevenção dos cânceres de mama e colo uterino
A ação contou também com palestras, espaço de beleza e exames rápidos para detecção de outras doenças

Engajado nas atividades do Outubro Rosa, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) realizou no último sábado, 14, um mutirão que teve como objetivo conscientizar a população sobre os cânceres de mama e colo uterino, além de fomentar espaços de aprendizado para as pessoas no que diz respeito às formas de prevenção, tratamento e controle dessas doenças. Durante a manhã, o projeto de extensão da UFS “Saúde na Comunidade” também se juntou ao mutirão e trouxe testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites B e C, com orientações educativas e vacinações.

A chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Ana Paula Vasconcelos, abriu o evento em nome da superintendente do HU-UFS, Angela Silva, trazendo palavras de agradecimento e otimismo. “Precisamos todos da prevenção. Já sabemos que o diagnóstico precoce aumenta em muito as chances de cura”, lembrou a gestora, que foi a mentora do projeto na liderança da equipe de enfermagem ambulatorial do HU-UFS.

Exames e palestras

Durante o mutirão, o HU-UFS disponibilizou exame de glicemia para todos os usuários. As mulheres puderam fazer a avaliação clínica das mamas e aprender a importância e o procedimento do autoexame periódico. Também foram entregues senhas para o exame citopatológico, utilizado na prevenção do câncer do colo uterino. “Os casos suspeitos já serão encaminhados para acompanhamento ambulatorial no HU-UFS”, garantiu a enfermeira Lana Farias, uma das coordenadoras da ação.

Na palestra de boas-vindas, enfermeiros do HU-UFS passaram orientações de prevenção dos cânceres e falaram das atividades previstas para o mutirão. Atenta às explicações, dona Maria França concordou com o que ouviu e aprovou a iniciativa. “É muito bom quando a gente sabe que pode fazer tudo isso pelo SUS, tanto os exames como os acompanhamentos”, opinou a paciente.

Saúde na Comunidade

O projeto de extensão da UFS “Saúde na Comunidade” foi convidado a participar do mutirão com os testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites B e C. “Buscamos dar uma cobertura integral – homens e mulheres – disponibilizando os testes e vacinas contra difteria e tétano, hepatite B e gripe”, relatou a chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente (SVSSP) do HU-UFS, Márcia Lima.

Além dos testes e das vacinas, os acadêmicos distribuíram panfletos educativos sobre as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e preservativos. Assim como nos exames dos cânceres de mama e colo uterino, os casos positivos de sífilis, HIV ou hepatite B e C já receberam orientações para acompanhamento ambulatorial no HU-UFS.

Participação das “Mulheres de Peito”

A Associação das Mulheres de Peito – organização não governamental sem fins lucrativos – fez-se presente no mutirão com o propósito de ajudar o HU-UFS nas informações, na sensibilização e na criação de uma consciência sobre a importância de realizar-se, de forma periódica, o autoexame das mamas. “Esta ação é de extrema importância para a sociedade. Com estas atividades, afirmamos que a doença pode ser prevenida e pode ser curada quando se detecta a tempo”, pontuou a representante do movimento, Sheila Galba.

A Associação, que é formada por mulheres que venceram o câncer de mama, falou sobre fatos e estatísticas da doença e encerrou a sua participação com dança e música acerca do autoexame. Colaboradores do HU-UFS, sob a liderança da chefe do SVSSP, Márcia Lima, renderam, ainda, uma homenagem às associadas, entregando-lhes almofadas em formato de coração como referência à campanha do Outubro Rosa.

Espaço de beleza

Sob organização da voluntária e técnica em enfermagem do HU-UFS, Madyane Oliveira, uma sala do ambulatório fez o maior sucesso entre as mulheres – e também entre os homens: o espaço de beleza. Quem realizasse todos os exames era presenteado com uma senha para participar de uma pequena palestra sobre autoestima e cuidados com a pele.

Para o desenvolvimento do espaço de beleza, Madyane levou alguns cosméticos e realizou algumas limpezas de pele e hidratação do rosto e mãos. “Gosto de me unir a estas causas porque já tive depressão. Deve ser muito difícil lidar com uma doença que afeta a sua autoestima. A ideia de manter um espaço de beleza num mutirão sobre câncer é lembrar às pessoas que o belo vem de dentro, da nossa força de vontade”, explicou a voluntária.

Balanço

O mutirão realizou 70 exames com aconselhamento; 117 pessoas foram vacinadas; 55 pacientes efetivaram o exame clínico das mamas; e 42 mulheres coletaram material para o exame citopatológico.

Unidade de Comunicação Social do HU