Qua, 01 de novembro de 2017, 16:32

Projeto sobre desenvolvimento de aplicativo de destino turístico inteligente é contemplado em seleção nacional
Maptour obteve financiamento do Programa Observatório Itaú Cultural de Pesquisa em Economia da Cultura 2017

O projeto Maptour foi contemplado pelo Programa Observatório Itaú Cultural de Pesquisa em Economia da Cultura 2017, dentre 231 propostas inscritas. O projeto consiste no desenvolvimento de um aplicativo para smartphones de destino turístico inteligente com roteiros junto aos produtos considerados patrimônio imaterial que receberam certificação de Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (Inpi), dentre eles a renda irlandesa de Divina Pastora (SE).

Desenvolvido pela professora Janaina Cardoso de Melo, do Departamento de História do campus de São Cristóvão, e por bolsistas do Pibiti/CNPq e UFS entre 2016 e 2017, o Maptour pretende oferecer aos turistas uma roteirização de produtos elaborados a partir de saberes locais vinculados às informações da infraestrutura turística dessas localidades. A equipe do projeto também tem membros do Instituto Federal de Sergipe (IFS).

O projeto foi contemplado com um financiamento de R$ 24 mil para aperfeiçoamento do aplicativo entre 2017 e 2018 e plotagem de QR codes com o logotipo da UFS e do IFS em seis aeroportos do país (Guarulhos, Campinas, Rio de Janeiro, Aracaju, Salvador e Recife).

“Somos o único projeto do Nordeste contemplado dentre 231 concorrentes. Estamos lá entre o pessoal da Unicamp, USP e UFRJ, marcando presença vitoriosa. E, nesses tempos difíceis, obter financiamento externo para um projeto de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas é algo a ser muito comemorado”, diz a professora Janaina.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Qua, 01 de novembro de 2017, 16:53