Seg, 29 de janeiro de 2018, 17:07

Livro traz olhares sobre a formação de professores
São textos sobre discussões surgidas no Fórum Permanente das Licenciaturas de 2015
Livro é composto por nove artigos de professores da UFS e um de professora da Uerj. (foto: Schirlene Reis/Ascom-UFS)

Formar novos profissionais, a importância da educação ambiental crítica e o repensar do currículo a partir do livro didático. Esses são alguns dos temas organizados em um livro pelos professores Luiz Eduardo Oliveira e Jonatas da Silva Menezes.

(Re)pensando as Licenciaturas “é um livro importante porque trata, de um ponto de vista científico e acadêmico, questões do dia a dia do professor. É preciso refletir cientificamente essas questões relacionadas à formação de profissionais de modo geral e de professores de modo particular”, diz Luiz Eduardo, do Departamento de Letras Estrangeiras (DLES).

Em 2015, foi realizado o Fórum Permanente das Licenciaturas que trouxe discussões e propostas para solução de problemas da graduação. Um desses problemas observados é a retenção de estudantes na universidade, tema debatido por Luiz Eduardo e Jonatas, do Departamento de Ciências Sociais (DCS).

“Nós buscamos ver quais seriam as razões. Descobrimos uma coisa importante que é o engessamento dos currículos. No currículo engessado, ele [o estudante] perde um pré-requisito e fica parado no curso. Isso é uma causa muito grande de retenção”, afirma Luiz Eduardo.

Desse fórum, surgiu a ideia do livro que, por descrição própria, é uma síntese do que foi discutido durante o evento. “Demos o nome de (Re)pensando as licenciaturas porque o Fórum das Licenciaturas foi um grande momento de debate, de reflexão sobre o papel das licenciaturas”, diz o professor.

O livro é composto por nove artigos de professores da UFS, inclusive um texto dos organizadores, e um artigo de uma professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Processo de produção

O livro foi construído a partir da necessidade sentida pelos organizadores de falar sobre licenciatura. À época Luiz Eduardo estava à frente do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados (Delib) e Jonatas da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

A proposta de participar da obra foi feita para todos os professores que participaram do fórum de 2015. Os que optaram por participar encaminharam o artigo para os organizadores.

“O trabalho de coleta pode ser aparentemente fácil. Você juntar os artigos em um livro só. Nesse caso, todos os artigos tratavam do mesmo assunto: graduação. Afunilando ainda mais, a formação de professores”, comenta Luiz Eduardo. Após essa etapa, os textos passaram pelo processo de revisão e estruturação até serem organizados no livro, que foi publicado em 2016 pela Editora UFS.