Ter, 08 de maio de 2018, 11:20

Cerimônia do cinquentenário será marcada por apresentação da orquestra e coro e homenagens a nomes que fizeram parte da história da instituição
Evento acontece na próxima terça, 15, às 19h, no Teatro Tobias Barreto
15 de maio de 2018: 50 anos da UFS.
15 de maio de 2018: 50 anos da UFS.

Na próxima terça-feira, dia 15 de maio, a Universidade Federal de Sergipe completa 50 anos. Para comemorar, a orquestra sinfônica e o coro realizam um concerto, às 19h, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, com repertório que inclui Orazio Vecchi, Mozart, Rogério, com "Sergipe é o país do forró", Dominguinhos e ainda um tributo a Luiz Gonzaga.

Na ocasião, membros que fizeram parte da história da UFS serão homenageados e receberão medalhas por terem contribuído na construção da universidade: reitores, diretores técnicos e acadêmicos, representantes discentes e sindicais e o primeiro presidente do Conselho Diretor. Toda a comunidade está convidada. A entrada é franca.

Serão homenageados os ex-reitores: João Cardoso Nascimento Júnior (1968 – 1972), Luiz Bispo (1972-1976), José Aloísio de Campos (1976-1980), Gilson Cajueiro de Hollanda (1980-1984), Eduardo Antônio Conde Garcia (1984-1988), Clodoaldo de Alencar Filho (1988-1992), Luiz Hermínio de Aguiar Oliveira (1992-1996), José Fernandes de Lima (1996-2000; 2000-2004), Josué Modesto dos Passos Subrinho (2004-2008; 2008-2012).

Também receberão medalhas os primeiros diretores técnicos: Rubens Mendonça Alves (prefeito do Campus), Antônio Aureliano Bispo (superintendente administrativo), João Oliva Alves (assessor de Comunicação), Lindalva Cardoso Dantas (superintendente acadêmico), João Barreto de Almeida (diretor do Departamento de Pessoas) e João Sampaio D'Ávila (diretor do Centro de Processamento de Dados).

Na lista constam ainda os primeiros diretores acadêmicos: Hélio Ferreira Santos (Instituto de Química), Manoel de Rezende Pacheco (Faculdade de Ciências Econômicas de Sergipe), Albertina Brasil (da Faculdade de Serviço Social), Waldemar Fortuna de Castro (Faculdade de Direito), Antônio Garcia Filho (Faculdade de Medicina), Maria da Glória Costa Monteiro (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas), Cacilda de Oliveira Barros (Educação) e Terezinha do Menino Jesus Leite Prado (Letras).

Os representantes discentes são Francisco Carlos Nascimento Varella e João Bosco Rollemberg Côrtes. Já os representantes sindicais serão representados por Gildo Guimarães (Associação de Servidores da UFS – Asufs - 1974), José Silvério Leite Fontes (Associação dos Docentes da UFS – Adufs - 1979) e João Augusto Gama da Silva (Diretório Central dos Estudantes - DCE - 1968).

Os homenageados incluem ainda o primeiro presidente do Conselho Diretor (CD) da Fundação Universidade Federal de Sergipe (Fufs) dom Luciano José Cabral Duarte, a primeira secretária do CD Wilma Leal de Oliveira e o primeiro diretor do Colégio de Aplicação (Codap) Juan José Rivas Páscua.

Programação


Programação começou em 24 de abril e segue durante o ano de 2018.
Programação começou em 24 de abril e segue durante o ano de 2018.

O ano de 2018 será marcado por eventos em comemoração ao cinquentenário. A primeira ação aconteceu no dia 24 de abril, com o plantio da craibeira, no Memorial da Democracia, no campus de São Cristóvão.

No dia que marca a data efetiva do aniversário, 15 de maio, a universidade contará também com uma missa em ação de graças em homenagem a dom Mario, que será realizada no campus de Lagarto, às 9h.

Já nos dias 17 e 18 de maio ocorrerá no auditório da Reitoria e na Didática VI, às 8h, o Fórum de Pós-Graduação e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia.

No dia 22 de maio a UFS irá inaugurar o Laboratório de Engenharia Mecânica, às 16h30.

Ainda em 22 de maio, haverá o lançamento do livro “Cândido de Faria: um ilustrador sergipano das artes aplicadas”, organizado pela professora do Departamento de Artes Visuais e Design (DAVD) Germana Gonçalves. Será no Museu da Gente Sergipana, às 18h.

A Livraria da UFS está realizando, desde o dia 1º de maio, uma promoção no seu catálogo com livros a R$ 10. A promoção vai até o dia 31.

Seguindo a programação, no dia 6 de junho acontecerá a Sessão Especial de Academia de Letras de Aracaju, na Biblioteca Epifânio Doria, às 16h, e a Sessão Especial da Academia Sergipana de Medicina em alusão ao centenário do professor João Cardoso Nascimento Júnior, na Somese, 19h.

No dia 8 do mesmo mês, às 17h, no auditório da Reitoria, ocorrerá a concessão do título de “doutor honoris causa” ao professor João Cardoso Nascimento Júnior (in memoriam).

Outros eventos podem ser divulgados ao longo do ano. Veja a programação no folder abaixo.

Histórico

A criação da Faculdade de Ciências Econômicas e da Escola de Química (1948), seguida da Faculdade de Direito e Faculdade Católica de Filosofia (1950), Escola de Serviço Social (1954) e Faculdade de Ciências Médicas (1961), fez com que fosse atingido o número mínimo necessário de escolas superiores para que se pleiteasse a fundação de uma universidade em Sergipe.

Em 1963, a então Secretaria de Educação do Estado deu início ao processo de criação da universidade, concretizado em 1967 pelo Decreto-Lei nº 269 e efetivado em 15 de maio de 1968. À época, havia duas possibilidades de regime para a instituição: a autárquica, defendida pelo diretor da então Faculdade de Medicina, Antônio Garcia Filho, e a fundação federal, defendida por dom Luciano José Cabral Duarte, então presidente do Conselho Federal de Educação (CFE).

Institui-se, então, a Fundação Universidade Federal de Sergipe integrada ao sistema federal de ensino superior, incorporando todos os cursos superiores existentes no estado.

Hoje, a UFS possui, além do campus localizado em São Cristóvão (Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos), os seguintes campi: Aracaju (Campus da Saúde Prof. João Cardoso do Nascimento Júnior); Itabaiana (Campus Prof. Alberto Carvalho), instalado em 14 de agosto de 2006; Laranjeiras, instalado em 28 de março de 2007; Lagarto (Campus Prof. Antônio Garcia Filho), instalado em 14 de março de 2011; e Nossa Senhora da Glória (campus do Sertão), cujas atividades iniciaram em 23 de novembro de 2015.

Ronaldo Gomes (bolsista)

Luiz Amaro

comunica@ufs.br


Atualizado em: Qui, 10 de maio de 2018, 14:57

Notícias Relacionadas
Notícias UFS