Ter, 29 de maio de 2018, 17:10

Morre Dom Luciano Cabral Duarte aos 93 anos
Um dos fundadores da UFS, foi primeiro presidente do Conselho Diretor e arcebispo emérito de Aracaju

Faleceu na tarde desta terça-feira, 29, aos 93 anos, o arcebispo emérito de Aracaju e um dos fundadores da Universidade Federal de Sergipe, Dom Luciano Cabral Duarte.

Natural de Aracaju, Dom Luciano nasceu em 1925 e foi ordenado sacerdote em 1948. Foi professor e primeiro diretor da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe. Com honras, obteve doutorado em Filosofia pela Sorbonne e foi o primeiro presidente do Conselho Diretor da UFS.

Dom Luciano faleceu na tarde desta terça, 29, aos 93 anos, em Aracaju

Homenagem

Dom Luciano foi um dos homenageados na cerimônia dos 50 anos da instituição, que ocorreu no último dia 15 de maio. Abaixo, leia o texto produzido por Ednalva Freire Caetano, pró-reitora de Gestão de Pessoas, que refez a trajetória de Dom Luciano:

“O movimento em prol da criação da universidade envolveu muitos atores sociais como o Estado, a Igreja, os intelectuais os estudantes e a sociedade em geral. Vários nomes se destacaram nessa criação, porém, na impossibilidade de retratarmos todos eles, a nossa homenagem é dirigida a uma figura que, pelo grau de envolvimento, se destacou nesse processo.

No dia 12 de março de 1951 foi instalada a Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, funcionando provisoriamente no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em reunião da congregação na qual foi eleito o Padre Luciano Cabral Duarte como primeiro diretor. Como professor, lecionou Filosofia, Latim e Psicologia. Para abrir novos caminhos e preocupado com a excelência do seu trabalho, foi doutorar-se em Filosofia pela Sorbonne, na França, cuja tese foi defendida em 1957 obtendo a menção ‘trés honorable’.

Em 1963, D. Luciano José Cabral Duarte é nomeado para o Conselho Estadual de Educação, assumindo, em seguida a presidência da Câmara de Ensino Superior. É, então, designado pelo Secretário de Educação, Luiz Rabelo Leite, para coordenar um grupo de trabalho, visando à criação de uma universidade federal em Sergipe.

Logo após o ato de criação da Fundação Universidade Federal de Sergipe foi nomeado o Conselho Diretor que ficou encarregado de elaborar os estatutos da nova fundação. No dia 30 de setembro de 1967 D. Luciano foi eleito Presidente da Fundação Universidade Federal de Sergipe função que exerceu durante três mandatos consecutivos de dois anos.

Em 07 de março de 1968 D. Luciano foi nomeado membro do Conselho Federal de Educação, onde permaneceu por mais de quinze anos.

A contribuição de D. Luciano Cabral Duarte para a criação, instalação e manutenção da Universidade Federal de Sergipe nesses 50 anos é atestada por todos aqueles que tiveram o privilégio de participar da sua convivência.”

Atualizado em: Ter, 29 de maio de 2018, 17:40