Seg, 06 de agosto de 2018, 14:46

Começa o VIII Workshop Arqueológico de Xingó
Evento reúne pesquisadores no campus de São Cristóvão
Evento segue até esta quinta-feira, 9. (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Na manhã desta segunda, 6, ocorreu a abertura do VIII Workshop Arqueológico de Xingó, evento que pretende reunir pesquisadores de diversas partes do país. Com o tema “Morte e vida em um museu de arqueologia”, esta edição do evento acontece até quinta, 9, e contará com palestras, simpósios e apresentações de trabalhos.

Produzido em parceira com o Museu de Arqueologia de Xingó (MAX) da UFS, o evento pretende discutir questões relevantes para o estudo da região do Baixo São Francisco.

Para a vice-diretora do campus de Laranjeiras Maria Cecília Tavares, a parceira entre o MAX e as graduações e pós apresenta aos alunos o museu como um laboratório de pesquisa.

Representando o diretor do MAX Gilson Rambelli, a vice-diretora do campus de Laranjeiras Maria Cecília Tavares destaca a importância da realização de eventos científicos para a divulgação do resultado de pesquisas.

“A parceria entre o MAX, que é reconhecido internacionalmente, e os cursos de graduação e pós-graduação da UFS apresenta aos alunos o museu como um grande laboratório de pesquisa e atuação”, ressalta.

Homenagens

Um dos homenageados no evento foi Geraldo Mariano, funcionário do MAX desde o salvamento arqueológico realizado pela UFS entre 1988 e 1997.

A programação seguiu com o momento de homenagens às figuras reconhecidas na comunidade por conta de sua atuação na área. Um dos homenageados foi Geraldo Mariano, popularmente conhecido como Derô, funcionário do MAX e parte integrante do grupo responsável pelo salvamento arqueológico realizado pela UFS entre 1988 e 1997.

Geraldo recorda o início da trajetória no trabalho e o prazer que sente em ser parte importante na manutenção e preservação histórica da região. “Fico muito feliz em ser reconhecido dessa forma, trabalhando a tanto tempo, aprendendo e conhecendo tantas pessoas”, diz.

A estudante de Arqueologia da UFS Mirelly Farias presentará trabalho na área de Zooarqueologia.

A estudante do 3° período do curso de Arqueologia da UFS, Mirelly Farias, está participando do evento e apresentará trabalho científico na área de Zooarqueologia. “Participo de todos os eventos da área realizados na UFS e gosto muito das possibilidades de atuação e pesquisa”, comenta.

Todas as atividades ocorrerão na Didática V, no campus de São Cristóvão. Veja a programa abaixo.

Atualizado em: Seg, 06 de agosto de 2018, 15:11