Seg, 17 de junho de 2019, 14:26

Mestrado Profissional em Gestão da Informação tem sua primeira defesa de dissertação
Estudo trata da aplicabilidade de 'business intelligence' no comércio internacional

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), responsável pelo Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento (Profin) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizou sua primeira defesa pública de dissertação no dia 13 de junho, no Laboratório do DCI/UFS.

Com o título "Aplicabilidade do Business Intelligence à Gestão da Informação de Tarifas de Comércio Internacional: intervenção na Sigmarhoh Group", a defesa do mestrando Lucas Vinícius Junqueira Cavalache foi avaliada por uma banca formada pelos professores Martha Suzana Cabral Nunes, que orientou o trabalho, Marta Lígia Pomim Valentim, Sérgio Luiz Elias de Araújo e Almerindo Nascimento Rehem Neto.

A orientadora da pesquisa, que também coordena o PPGCI/UFS, ressaltou a importância do programa para a formação profissional na Ciência da Informação, pois se trata do primeiro e único a oferecer pós-graduação stricto sensu na área em Sergipe. “Temos muito orgulho de fazer parte de um mestrado que, apesar de recente, já tem demonstrado que se consolidará na área da Ciência da Informação. O primeiro trabalho defendido demonstrou grande qualidade teórica e metodológica, e o produto apresentado contribui para a gestão de dados tarifários, facilitando os processos de tomada de decisão em relação à importação e exportação no Comércio Internacional, tendo recebido muitos elogios da banca”, disse Martha Suzana.

A finalização dos primeiros trabalhos de mestrado é uma conquista coletiva, já que é composta pelo somatório de esforços dos docentes, discentes e colaboradores que estiveram envolvidos em todas as etapas, da seleção de ingresso, passando pelas qualificações e finalizando com as defesas. “Até o mês de julho de 2019 os demais mestrandos da primeira turma também concluirão suas pesquisas com as defesas. Trata-se do encerramento do primeiro ciclo do PPGCI/UFS, de muitos outros que virão. Tudo isso é fruto de um longo trabalho iniciado com a criação do curso de graduação em Biblioteconomia e Documentação da UFS, em 2008. Quero agradecer a todos os colegas que têm contribuído para o sucesso do nosso PPGCI”, finaliza a professora Martha Suzana.

Com informações do PPGCI


Atualizado em: Seg, 17 de junho de 2019, 14:41
Notícias UFS