Qui, 04 de julho de 2019, 15:17

Trabalhos do Centro de Empreendedorismo da UFS são premiados pelo Sebrae
Projetos levam 1º e 2º lugares na categoria Educação Superior
Premiação ocorreu no dia 11 de junho. (fotos: Paulo Marques/bolsista Ascom UFS)

O Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal de Sergipe (Cemp/UFS) foi destaque da primeira edição estadual do “Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora”, ficando em primeiro e segundo lugares na categoria Educação Superior. Os trabalhos contemplados foram “De Núcleo a Centro de Empreendedorismo da UFS” e “Núcleo a Centro de Empreendedorismo da UFS no Festival de Artes de São Cristovão”. A premiação ocorreu no dia 11 de junho.

Para o professor Augusto César, coordenador do centro e dos trabalhos, o prêmio é importante para que a comunidade externa e interna conheçam o que a UFS tem feito na área de empreendedorismo e no processo de transformação do aluno. “A premiação confirma todas as ações que nós fizemos durante esses dois anos no sentido, inclusive, de apresentar não só o empreendedorismo de negócios, mas principalmente o empreendedorismo de transformação das pessoas, que não leva só ao sucesso profissional, mas também pessoal”, explica.

Segundo Lea Cristina, professora do Departamento de Administração do campus de Itabaiana, “esse prêmio é fruto de um envolvimento, comprometimento de todos os participantes. É reconhecimento de um trabalho que está só começando, mas que pretende alcançar mais pessoas, fortalecendo ainda mais o ecossistema de empreendedorismo do estado de Sergipe”.

"A premiação é reconhecimento de todo trabalho desenvolvido pelos integrantes do Centro de Empreendedorismo", diz a professora Lea Cristina (de braços cruzados na foto).

Para Thalles Carvalho, líder do Núcleo de Projetos do Cemp, foi muito gratificante para a equipe receber esses dois prêmios. “Nós trabalhamos na área de extensão, que é vinculada à Proex. Consideramos importante [esses prêmios] pelo fato de que a gente não está somente em sala de aula, mas também no dia a dia das comunidades, dos empresários, do mercado. São mais de 30 cursos envolvidos e diferentes alunos atuando em diversas áreas da educação empreendedora, empreendedorismo de negócio e muitos outros”, relata.

O Centro de Empreendedorismo da UFS fica localizado no Núcleo de Petróleo e Gás (Nupeg), no campus de  São Cristóvão.
O Centro de Empreendedorismo da UFS fica localizado no Núcleo de Petróleo e Gás (Nupeg), no campus de São Cristóvão.

Segundo Gabrielle Mendes, líder da área de Educação Empreendedora, “o centro é uma grande ponte para transformarmos a sociedade, buscando uma mudança positiva para o nosso país”.

Em 2017, de acordo com dados divulgados pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a UFS ficou na 29ª posição do ranking das universidades mais empreendedoras do país, sendo a 6ª mais empreendedora do Nordeste e a mais empreendedora de Sergipe. “Esse bom desempenho, bem como os prêmios, não seriam possíveis sem o apoio dos professores voluntários, a aposta dos alunos e da própria gestão da universidade, especialmente da Proex, que nos dá todo apoio necessáriopara desenvolver as nossas universidades”, ressalta o coordenador do Cemp.

Trabalhos premiados

O trabalho que recebeu o primeiro lugar foi o projetoDe Núcleo a Centro de Empreendedorismo da UFS”. “Contamos a história dessa mudança [núcleo para centro], que pra gente é uma evolução de reconhecimento, de trabalho e oportunidade dentro da universidade e fora dela", fala Gabrielle.

Em segundo lugar ficou o trabalho “Núcleo a Centro de Empreendedorismo da UFS no Festival de Artes de São Cristóvão". Thalles conta que esse prêmio foi fruto da participação do Cemp no Fasc, onde estiveram presentes mais 32 alunos ligados diretamente ao centro e outros, indiretamente.

“Participamos desde a modelagem de negócios até técnicas de vendas, negociação etc. Mas também trabalhamos com valorização cultural e histórica e sentimento de pertencimento do festival", complementa.

Prêmio de Educação Empreendedora Sebrae

O prêmio de Educação Empreendedora foi criado para reconhecer e divulgar boas práticas nas instituições de ensino do Brasil. Esta foi o resultado da etapa estadual - haverá ainda fases regional e nacional. Confira os outros ganhadores aqui.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Qui, 04 de julho de 2019, 16:24