Qua, 06 de novembro de 2019, 19:16

Estudantes participam do 3° Fórum de Mobilidade Acadêmica
Evento ocorreu esta quarta no auditório do CCBS
Evento integra a programação da 6ª Semac. (fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Nesta quarta-feira, 6, estudantes da Universidade Federal de Sergipe participaram do 3° Fórum de Mobilidade Acadêmica. O evento integra a programação da 6ª Semac, e foi promovido pelo Departamento de Licenciaturas e Bacharelados (Delib/Prograd). O evento ocorreu no auditório do CCBS.

Os programas de mobilidade acadêmica são aqueles nos quais o estudante tem a possibilidade de cursar componentes curriculares em outras instituições de ensino superior conveniadas. “A mobilidade é uma oportunidade de desenvolvimento profissional e pessoal a partir do envolvimento e troca cultural e percepção do respeito diversidade na construção do conhecimento científico”, explica Patrícia Rosalba, diretora do Delib.

Igor Andrade, estudante do curso de Estatística, veio de Ouro Preto, Minas Gerais

É o que conta o estudante Igor Andrade, aluno do curso de Estatística, que participou do fórum. Ele compartilhou sua experiência em mobilidade acadêmica. “Tem sido sensacional. Eu vim de Ouro Preto, cidade de Minas Gerais, e por lá não tem muitas possibilidades profissionais dentro da minha área. Então, comecei a pesquisar como vir para UFS e cheguei ao Programa de Mobilidade”, afirma.

Dorland Pohang, estudante do 2º período de Relações Internacionais, veio de Libreville, no Gabão

De mais longe veio Dorland Pohang, estudante do 2° período de Relações Internacionais e intercambista do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) . Sua cidade de origem é Libreville, no Gabão. Ele conta que em seu país não há cursos de Relações Internacionais e que teria de cursar História, Direito ou Ciências Econômicas para só depois se especializar em RI. “A experiência tem sido muito boa e se fosse para repetir, eu repetiria com certeza”.

Fernanda Bispo, servidora do Delib, coordenou o 3º Fórum de Mobilidade Acadêmica

No fórum, estiveram presentes alunos do programa de intercâmbio nacional entre instituições, denominado Mobilidade Acadêmica/Andifes, e alunos próprios e externos do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G), além de outros interessados na troca de experiências sobre as características dos programas na UFS.

“A ideia do evento foi justamente esta: reunir esses alunos que são intercambistas, como também os alunos que recebemos pela mobilidade acadêmica e os que nós mandamos para outras universidades para falarem sobre suas experiências, compartilhar conhecimentos”, relata Fernanda Bispo, coordenadora do evento e técnica em assuntos educacionais do Delib.

Atualizado em: Qui, 07 de novembro de 2019, 08:42