Ter, 04 de fevereiro de 2020, 17:31

Lista de espera do Sisu UFS 2020 sai até dia 12
Confirmação de matrícula se dará na primeira semana de aulas
Lista de espera foto materia

O período de pré-matrícula institucional para os candidatos classificados na chamada regular do processo seletivo Sisu 2020 terminou às 17h desta terça-feira, 4. Para esses alunos, a próxima etapa é a confirmação da matrícula, que ocorrerá durante a primeira semana de aulas. Para mais informações sobre datas de término e início de períodos, acesse os calendários acadêmicos.

Acompanhe todas as informações do Sisu UFS 2020

Pré-matrícula da lista regular ocorreu até hoje, 4. (fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Para os estudantes que estão aguardando a lista de espera, ela será divulgada até o dia 12 de fevereiro e as pré-matrículas serão feitas entre os dias 17 e 20 do mesmo mês. Assim como os demais alunos, a confirmação dessas matrículas acontecerá durante a primeira semana de aulas.

Segundo Dilton Maynard, pró-reitor de Graduação (Prograd), a Universidade Federal de Sergipe depende do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o cumprimento de todas as datas mencionadas, portanto elas estão passíveis de modificação.

O vice-reitor Valter Joviniano revelou que o processo de pré-matrícula aconteceu como o esperado, graças ao empenho da universidade. “Esse período começou com um pouco de ansiedade por conta do atraso na liberação das notas, mas a equipe da Prograd se preparou e conseguimos passar por todos esses dias com sucesso”.

Whatsapp image 2020 02 03 at 16.53.12

Alunos com deficiência e baixa renda

Segundo Dilton Maynard, estudantes que ingressaram na universidade nas condições de PCD (Pessoas com deficiência) devem ficar atentos. “Até o dia 6 de fevereiro, nós lançaremos a lista de candidatos que precisarão passar por uma perícia médica. Em caso do não comparecimento, perde-se a vaga”, explica.

Alunos que alegaram vir de famílias com renda máxima per capita de até um salário mínimo e meio também devem ter cuidado para não serem desclassificados. “A universidade está avaliando a documentação que comprova essa vulnerabilidade econômica e, se houver alguma necessidade, nós entraremos em contato para possíveis entrevistas ou atualização de documentos”, afirma Dilton.

Whatsapp image 2020 02 03 at 16.53.14

Saiba mais

A pré-matrícula institucional: destina-se à apresentação do candidato para entrega da documentação exigida dentro da sua modalidade de concorrência.

Já a confirmação da matrícula destina-se à apresentação pessoal do candidato para efetivação de sua matrícula conforme procedimentos e cronograma que serão estabelecidos em edital de convocação para a confirmação da matrícula.

Para realizar a confirmação da matrícula, o candidato deverá apresentar-se nos dias, horários e locais previstos no edital de convocação portando documento de identidade com foto, de forma a concluir os procedimentos para a efetivação da sua matrícula.

O procedimento de confirmação da matrícula é obrigatório e caso o aluno não efetue no prazo previsto no edital de convocação para a confirmação de matrícula, a sua pré-matrícula será cancelada, podendo ser convocado o próximo classificado na lista de espera.

Ao concluir a pré-matrícula dos candidatos convocados pela lista de espera, a UFS procederá à divulgação da lista com a composição das turmas de primeiro e segundo semestre do ano letivo de 2020.

Informação importante: o tamanho da foto a ser entregue no ato da pré-matrícula, agora, tem a dimensão de 5x7 com o fundo branco e nome no candidato escrito no verso, conforme anexo I dos editais 53/2019 (UFS Sisu) e e 02/2020 (vestibular de Lagarto).

Whatsapp image 2020 02 03 at 16.53.12  1

UFS no Sisu 2020

- 96 cursos participantes;

- 5.030 vagas;

- 2.418 vagas para ampla concorrência;

- 96 vagas para ações afirmativas (candidatos com deficiência: reservada uma vaga, por curso e turno, qualquer que seja a sua procedência escolar);

- 2.516 para Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas).

Para esclarecer dúvidas ou buscar outras informações, entre em contato com a Prograd pelo e-mail duvidasingressoufs@gmail.com.

Brunna Martins (bolsista)

Luiz Amaro