Seg, 09 de março de 2020, 14:09

26 pesquisadores da UFS são contemplados com bolsa de Produtividade em Pesquisa
O resultado é referente à Chamada Pública Nº 06/2019

Na última sexta-feira, 06, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou o resultado da Chamada Pública Nº 06/2019 para bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ). A UFS teve 26 pesquisadores contemplados.

Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, Lucindo Quintans, a universidade vem sendo reconhecida pela capacidade empreendedora na pesquisa, de forma nacional e internacional.

“O resultado foi muito importante para Sergipe, pois o número de pesquisadores PQ tem relação direta com a qualidade da ciência que o estado produz, especialmente a UFS. Um exemplo de reconhecimento foi o recente prêmio concedido pela empresa americana Clarivate, do grupo Web of Science, que classificou a UFS em 2019 como a 4ª universidade de maior impacto na publicação em todas as áreas e a 1ª em Ciências da Saúde, levando em consideração todas as instituições do Brasil”, afirma. “O resultado corrobora com a capacidade dos pesquisadores da UFS em captar financiamento para seus projetos em diversas fontes, permitindo a realização de pesquisas essenciais para o desenvolvimento do país e do nosso estado”, conclui.

Professor Lucindo destacou ainda que o aumento do número de pesquisadores PQ é essencial para consolidação de programas de pós-graduação. “Mesmo com um cenário de sucessivos cortes e contingenciamentos, o incremento no número de bolsas PQ é consequência de uma política direta de investimento da atual gestão da UFS na infraestrutura, qualificação de pessoal, consolidação de grupos de pesquisas, pós-graduação stricto sensu, em programas institucionais como PIBIC e PIBITI e na internacionalização”.

A bolsa PQ existe desde 1976 e tem como objetivo valorizar e apoiar pesquisadores com destaque na produção de conhecimento científico e inovação tecnológica. Conforme produção científica, acadêmica e tecnológica e de acordo com os critérios de cada área do conhecimento, os pesquisadores podem ser classificados nas categorias/níveis: Sr; 1A; 1B; 1C; 1D e 2. A bolsa PQ tem duração de 3 a 5 anos e a remuneração varia de R$ 1.100 R$ 1.500, de acordo com o nível.

Acesse o resultado final dos julgamentos das novas bolsas PQ no Portal do CNPq.

Posgrap