Sex, 08 de maio de 2020, 16:59

UFS produz 500 litros de água sanitária para doação a instituições sociais
Material de limpeza é produzido no Laboratório de Biotecnologia Ambiental da UFS
Laboratório de Biotecnologia Ambiental produz água sanitária. Foto: Josafá Neto
Laboratório de Biotecnologia Ambiental produz água sanitária. Foto: Josafá Neto

Após distribuir mais de 100 litros de sabonete líquido, o Laboratório de Biotecnologia Ambiental da Universidade Federal de Sergipe produziu 500 litros de água sanitária. O material de limpeza será doado, até o final da próxima semana, para cerca de 10 instituições sociais do estado no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

O coordenador do LABAM, professor Roberto Rodrigues, explica que o "laboratório já vinha desenvolvendo concepção de apoio à pequena e média indústria na área de saneantes, quando passou produzir para a comunidade nessa ação de solidariedade."

O material é produzido através da mistura de água, cloro, carbonato e óleo essencial. Entre o processo de fabricação da substância e o envasamento artesanal em unidades de 1 litro, o primeiro lote de água sanitária foi preparado em um dia para a distribuição.

+ UFS produz álcool gel para hospitais universitários e asilos


Ação solidária envolve professores e alunos da universidade. Foto: Josafá Neto
Ação solidária envolve professores e alunos da universidade. Foto: Josafá Neto

Mestrando em Engenharia Química da UFS, Álvaro de Souza se engajou na ação de forma voluntária. "Acredito que cada um precisa dar a sua parcela de contribuição diante do momento que vivemos. Aqui estou procurando colocar em prática o conhecimento que acumulei ao longo desses anos de estudo," afirma o estudante.

A meta é ampliar a produção para atender instituições e órgãos do estado a partir da aquisição de novas matérias-primas. “Não dá para atender, nesse momento, hospitais e órgãos oficiais do estado devido à quantidade, mas se tiver nova uma produção, estaremos dispostos para a fabricação," explica o professor Roberto Rodrigues.

Álcool gel e glicerinado

A UFS também já produziu mais de uma tonelada de álcool gel e 1.500 litros de álcool glicerinado para instituições de Sergipe, entre elas os Hospitais Universitários de Aracaju e Lagarto, Hospital Santa Isabel, Secretaria de Segurança Pública, Defensoria Pública, Fundação Renascer, além de asilos e secretariais municipais. A produção está sendo feita em três laboratórios do Departamento de Farmácia, no campus de São Cristovão: Laboratório de Ensaios Farmacêuticos e de Toxicidade (LeFT), Laboratório de Desenvolvimento Farmacotécnico e Nanotecnologia (LADEFNT), e Laboratório de Farmacognosia. O material de higiene também está sendo produzido por professores, alunos e técnicos nos campi de Itabaiana, Lagarto e Nossa Senhora da Glória.

Por Josafá Neto


Atualizado em: Seg, 25 de maio de 2020, 16:05

Notícias Relacionadas
Notícias UFS