Seg, 05 de outubro de 2020, 13:52

UFS lança guia sobre a Lei Geral de Proteção de Dados
LGPD entrou em vigor em 18 de setembro

Com o propósito de levar informação até a comunidade acadêmica, a Universidade Federal de Sergipe lançou o Guia de Orientações sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, também conhecida como LGPD, Lei nº 13.709 de 2018.

"Esse foi um dos primeiros passos para a adequação à Lei. Não dá para executar um plano sem que antes todas as pessoas envolvidas com a UFS tenham clareza sobre o que a LGPD representa. Por isso o Guia tem uma linguagem simples e trata os pontos mais específicos sobre a realidade da nossa comunidade", explica a professora Thaís Ettinger Oliveira, responsável pela LGPD na UFS.

A LGPD fortalece os direitos das pessoas em relação às escolhas sobre os dados pessoais e possibilita que saibam porque e por quem são utilizados, garantindo a liberdade, o direito de escolha e de pensamento, bem como o direito à privacidade.

Criada em 2018, a LGPD regulamenta como aqueles que se submetem à Lei (ou seja, empresas, órgãos públicos e até pessoas que estejam utilizando dados pessoais para fins econômicos) deverão cuidar dos dados pessoais de seus clientes, parceiros, funcionários, servidores e de todas as pessoas que tiverem acesso, sendo sempre transparentes e éticos quanto ao uso dos mesmos.

Para mais informações, acesse o site da Governança ou entre em contato pelo e-mail: dpo@ufs.br.

Atualizado em: Qua, 07 de outubro de 2020, 15:13