Ter, 06 de outubro de 2020, 15:39

Três projetos da UFS foram aprovados em edital de Agroresidência do Governo Federal

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) teve três projetos aprovados no primeiro edital de chamamento público de Agroresidência - Programa de Residência Profissional Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo. O resultado final foi divulgado nesta segunda-feira, 05.

Duas das três propostas selecionadas foram do campus do Sertão, uma do Núcleo de Graduação em Zootecnia, com o título “Desenvolvimento de Competências e Habilidades de Profissionais Egressos em Ciências Agrárias”, do professor Nailson Lima, e a outra do Núcleo de Graduação em Agronomia, com o tema “Qualificação Profissional para a Otimização de Sistemas de Produção de Milho e Forragens no Sertão Sergipano”, do professor Marcos Eric Barbosa.

Com o título “Formação e Extensão Rural para Promoção do Desenvolvimento Agropecuário em Sergipe”, o projeto da professora do Departamento de Engenharia Agronômica do campus de São Cristóvão, Gláucia Barreto, completa a lista de contemplados da instituição pelo programa de Agroresidência do MAPA.

“Qualificação Profissional para a Otimização de Sistemas de Produção de Milho e Forragens no Sertão Sergipano” foi o trabalho do professor Marcos Barbosa. (foto: arquivo pessoal)

O professor Marcos Eric Barbosa detalha a proposta voltada a produção de milho e forragens. “Nessa proposta a gente vislumbrou o objetivo de qualificar jovens profissionais das áreas de engenharia agronomica e afins, em especial para sistemas de produção de milho e forragens, promovendo a inserção deles em áreas estrategicas de produção e comercialização de produtos no semiárido de Sergipe. Assim, contribuindo com o desenvolvimento da agricultura na região”.

O professor ainda explica como a proposta vai ser desenvolvida. "A proposta se dará em quatro etapas: a primeira vai ser relacionada a um diagnóstico dessas propriedades; a segunda é o planejamento; a terceira seria relacionada com a aplicação e o acompanhemento do planajamento; e, por fim, a gente vai ter a avaliação dos resultados. E o mais esperado é a inserção dos nossos egressos no mercado de trabalho".

Ao todo, 75 projetos foram selecionados e serão financiados para que desenvolvam atividades voltadas à qualificação técnica de estudantes e recém-egressos dos cursos de Ciências Agrárias e afins.

O Nordeste foi a região com o maior número de propostas aprovadas, 34. Em seguida, aparecem o Norte com 15, Sul com 10, Sudeste e Centro-Oeste, 8 cada um. Já, entre os estados, o Ceará com 6, Pará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, 5 cada um, registraram maior número de iniciativas selecionadas.

Dentre as propostas vencedoras, estão projetos voltados para gestão de empreendimentos associativos, cooperativos, vinculados à agricultura familiar, nutrição animal, cadeia produtiva de leite, uso de tecnologias para a pecuária de corte, otimização de sistemas de produção de milho e forragens, difusão de tecnologias no cultivo orgânico de hortaliças, fruticultura irrigada, práticas agronômicas de manejo e conservação do solo e outros.

Para financiar os projetos aprovados, durante o período máximo de dois anos, o Governo Federal destinou R$ 17,1 milhões para o programa de residência profissional. Os recursos poderão ser usados no custeio de bolsa para residentes de cursos técnicos de nível médio, no valor de R$ 900, e de nível superior, no valor R$ 1. 200. A carga horária de trabalho dos residentes será de 40 horas semanais.

Para participar do programa de Agroresidência, a pessoa deve ter idade entre quinze e vinte e nove anos e ser estudante ou recém-egresso de cursos nas áreas de ciências agrárias e afins, de nível médio ou superior. No caso dos estudantes, é preciso ter concluído todas as disciplinas do curso, enquanto os egressos devem ter concluído o curso há, no máximo, doze meses.

Os interessados na iniciativa devem entrar em contato com a instituição contemplada pelo edital para obter mais informações sobre o processo de seleção.

João Vitor Moura e Abel Vitor

Rádio UFS