Sex, 30 de outubro de 2020, 12:46

Melhor dissertação nacional de Mestrado Profissional é de aluna da UFS
Raquel Gonçalves da Silva Fernandes foi premiada pela Ancib

A dissertação de Raquel Gonçalves da Silva Fernandes, intitulada “O estímulo à leitura em bibliotecas prisionais por meio do desenvolvimento de dinâmicas culturais”, orientada pela professora Germana Gonçalves de Araújo, conquistou o 1º lugar no Prêmio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ancib) na categoria ‘Mestrado Profissional’. O estudo visa desenvolver um modelo de dinâmica cultural para incentivo à leitura de itens informacionais que não são usufruídos pelas internas do Presídio Feminino de Sergipe (Prefem).

"A biblioteca tinha um alcance mínimo e procuramos extender o uso, além de incentivar outras formas de leitura que elas não estavam acostumadas a fazer, como livros sobre feminismo, maternidade, empoderamento, questões de violência doméstica e seus corpos. Adentramos por meio de curtas-metragens, fazíamos discussão inserindo vários textos e, por fim, pedíamos que se manifestassem com cartazes sobre o entendimento dos temas com as outras internas. O mais impactante foi ouvir e relacionar as experiências de vida dessas internas com as mostradas nos textos e curtas. A cada relato conseguíamos entender seus contextos de vida e os motivos de cada uma estar ali", afirma Raquel.


Raquel Fernandes: "Me sinto muito feliz e honrada, ainda mais trazendo essa medalha para UFS e para o PPGCI/UFS". (foto: Arquivo pessoal)
Raquel Fernandes: "Me sinto muito feliz e honrada, ainda mais trazendo essa medalha para UFS e para o PPGCI/UFS". (foto: Arquivo pessoal)

Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), professora Martha Suzana Cabral Nunes “esse prêmio é o resultado de muito trabalho visando apresentar à comunidade produtos que tenham impacto e relevância acadêmica, social, educacional e cultural nas instituições públicas e privadas de Sergipe e de Estados vizinhos. Estão de parabéns a egressa Raquel Fernandes e a professora Germana Araújo pela premiação, mais que merecida”.

"Acredito que o prêmio vem chamar atenção para as temáticas sensíveis da sociedade: cárcere e mulheres, entender seus contextos e como a biblioteca pode ajudar nesse sentido. Eu me sinto muito feliz e honrada, ainda mais trazendo essa medalha para UFS e para o PPGCI/UFS em sua primeira turma. Só confirma o time forte de professores e profissionais que temos", conclui Raquel.

Com informações do PPGCI


Atualizado em: Sex, 30 de outubro de 2020, 17:31
Notícias UFS