Qui, 12 de novembro de 2020, 16:30

UFS concede Grau de Mérito Universitário Especial a 47 mestres
Transmissão acontecerá na sexta-feira, 13, às 10h, no canal da TV UFS

Na próxima sexta-feira, 13, às 10h, a Universidade Federal de Sergipe vai conceder os títulos de Grau de Mérito Universitário Especial em Saberes e Fazeres e Artes e Culturas Populares aos contemplados nos editais de 2019 e 2020. O resultado foi aprovado por unanimidade em reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consu) na tarde desta quinta-feira, 12.

A transmissão da cerimônia será feita pelo canal da TV UFS, no YouTube.

O Grau de Mérito Universitário Especial é concedido pela UFS a pessoas não detentoras de título acadêmico de graduação e de pós-graduação, que comprovem destacada experiência e produção nos diferentes saberes, fazeres e linguagens de todas as áreas de conhecimento, popular e tradicional, e com competência e reconhecimento social demonstrados no campo das Artes e Cultura Popular em seu histórico de vida.


O grau será concedido a 47 mestres aprovados em Saberes e Fazeres e Artes e Culturas Populares. (fotos: arquivos pessoais)
O grau será concedido a 47 mestres aprovados em Saberes e Fazeres e Artes e Culturas Populares. (fotos: arquivos pessoais)

Fazem jus aos méritos em Saberes e Fazeres, pessoas com reconhecimento popular, como mestres de saberes e fazeres populares ou tradicionais. Já em Artes e Culturas Populares, pessoas que se expressam, por meio de diversas linguagens artísticas, ritos sagrados e festas comunitárias, brasileiros natos ou naturalizados de sabedoria notória, reconhecida entre seus pares ou por especialistas, cuja vida e obra foram dedicadas à proteção da cultura imaterial do Brasil.


Cerimônia será transmitiva na sexta-feira, 13, às 10h pelo canal da TV UFS no YouTube
Cerimônia será transmitiva na sexta-feira, 13, às 10h pelo canal da TV UFS no YouTube

Alaíde Hermínia, pró-reitora de Extensão, explica que, na UFS, já foram publicados dois editais anuais com esse viés. “Havia uma queixa antiga de que essas pessoas sempre eram objetos de estudo, mas não podiam falar por si mesmos e protagonizar suas histórias, além de não ser possível o recebimento de honorários como consultores e participantes de projetos. Isso é corrigido nessa nova resolução”. E complementa: “É dessa forma que a universidade pretende reconhecer e valorizar o papel dos Saberes e Fazeres e das Artes e Culturas Populares na formação dos estudantes”.

O detentor de Grau de Mérito Universitário Especial poderá ser convidado a participar de programas e projetos de ensino, pesquisa ou extensão na universidade, encaminhar às autoridades universitárias projetos que digam respeito a sua área de conhecimento e tê-los apreciados por instância acadêmica competente, entre outras ações.

Para conferir a lista de aprovados nos editais Raex n° 13/2019 e Raex n° 05/2020, clique no documento abaixo.

Com informações da Proex


Atualizado em: Qui, 12 de novembro de 2020, 16:55
Notícias UFS