Qua, 09 de dezembro de 2020, 15:52

Pesquisadores da UFS são selecionados para bolsas de produtividade do CNPq
Resultado preliminar foi divulgado na última segunda-feira, 7

Sete pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe foram selecionados na Chamada Pública nº 02/2020 – Bolsas de Produtividade Tecnológica e Extensão Inovadora (DT). O resultado preliminar foi divulgado nesta segunda-feira, 7, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os professores contemplados são: Adriano Antunes de Souza Araújo, do Departamento de Farmácia; Antônio Martins de Oliveira Júnior, do Departamento de Tecnologia de Alimentos; Daniel Pereira da Silva, do Departamento de Engenharia de Produção; Douglas Bressan Riffel, do Departamento de Engenharia Mecânica; Hendrik Teixeira Macedo, do Departamento de Computação; Raquel Meister Ko Freitag, do Departamento de Letras Vernáculas; e Ronaldo Santos da Silva, do Departamento de Física.

O objetivo da bolsa é valorizar pesquisadores, cujos perfis e projetos de pesquisa sejam voltados para o desenvolvimento tecnológico e a indução de inovações, incentivando a disseminação da cultura da inovação e do empreendedorismo de base tecnológica.

Para o professor Hendrik Teixeira, o significado de ser selecionado não se resume a aspectos individuais, mas de equipe. “Há três anos, eu fundei um novo grupo de pesquisa, do qual sou coordenador, intitulado Lüdiico - Laboratório para Universalização do Desenvolvimento, Inovação e Inteligência Computacional, e ele foi criado com o intuito de promover a pesquisa aplicada e voltada para produção de artefatos tecnológicos, parcerias com a iniciativa privada e fomento ao empreendedorismo. Essa bolsa, no meu entender, vem para coroar o sucesso desse grupo atual”.


Hendrik Teixeira é professor do Departamento de Computação da UFS. (foto: Arquivo pessoal)
Hendrik Teixeira é professor do Departamento de Computação da UFS. (foto: Arquivo pessoal)

Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, professor Lucindo Quintans, “as bolsas são destinadas aos pesquisadores de maior destaque nacional nas áreas de inovação, empreendedorismo e na transferência de tecnologia. A UFS continua sendo a principal instituição de Sergipe em números de pesquisadores DT, o que demonstra claramente que os últimos resultados de qualidade obtido nos rankings internacionais, Prêmios Capes de Tese, sucessivos Prêmios Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica e o protagonismo no enfrentamento da covid-19 são resultado dessa excelência”.

A lista completa dos classificados pode ser conferida aqui.

Com informações da Posgrap


Notícias UFS